A obra é de Oscar Niemeyer, claro. Sensatamente a população queria um
parque de fato, com muita área verde, mas para realçar o marketing a prefeitura convocou o arquiteto centenário. Bem, estilo é estilo. O prefeito de Recife, João Paulo, é do PT, um partido que faz de sua administrações um espetáculo. Neste caso, Niemeyer é mesmo o cara. Mas tomara que ele não tenha feito suas rampas de aleijar criança, afinal é um parque e não um palácio.
Quem conhece as obras públicas de Niemeyer sabe o que os recifenses estão sofrendo. Basta dar uma passadinha em lugares como o Memorial da América Latina, na capital paulista, em um dia de bastante calor, para saber o resultado dessa arquitetura em um país tropical. Veja aqui, de cima, como é a coisa em São Paulo. Em dias calorentos, dá para fritar ovo em volta do Memorial.
E veja acima o Parque Dona Lindu. É impressionante. Niemeyer cobriu de concreto toda a frente do parque, sem pensar evidentemente quem é que poderá ficar por ali em um dia de calor. Alguém pode pensar na mãe dele, mas seria uma maldade imensa com a falecida. A mãe de Lula, apesar de tudo, também não merece.
Ali será também um local para shows, o que também desagrada a quem mora próximo ao parque. E especialistas afirmam que a massa de concreto de Niemeyer deve piorar a poluição sonora. A região, como se vê na foto acima, já é área de grande concentração populacional. O recifense deve estar torcendo para que a agenda de shows seja modesta.
E o que a homenageada fez por Pernambuco ou Recife? Nada, claro, já que a única intenção da homenagem à dona Lindu é, por extensão, puxar o saco do filho.
Mas gostei desse prefeito. A obra tem estouro de orçamento, críticas, muito litígio, desagrada boa parte da população. O companheiro fez tudo direitinho: é uma homenagem à altura do Lula.
.........................
POR José Pires