segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PT, saudações

O PT de Lula foi varrido da cena política no Sul do Brasil. No sudeste também sobrou pouco do PT. Para 2010, o partido de Lula não vai contar com a máquina de importantes cidades brasileiras. Os números eleitorais mostram que o PT vai se tornando um partido dos grotões, movido à políticas assistenciais e clientelismo político. 

A derrota em São Paulo mostra bem as dificuldades que os petistas devem enfrentar daqui por diante. O significado da vitória de Kassab sobre Marta Suplicy obviamente vai além das fronteiras da cidade. São Paulo foi uma vitória de Serra. E além de ganhar a prefeitura mais importante do país, o governador tucano ainda se livrou de um estorvo sem tamanho em seu partido, o candidato Alckmin, o Geraldo, que sofreu derrota humilhante no primeiro turno.

Até agora Alckmin vinha fazendo a alegria dos petistas. É o tucano preferido do PT, pois além de causar um estrago danado dentro das própria fileiras tucanas, o ex-governador mostrou ser um adversário fácil. Depois dessa eleição, dificilmente  ele terá fôlego para prosseguir em sua atuação de quinta-coluna, que tanta alegria causa ao PT desde última disputa pela presidência com Lula, quando livrou os petistas de encarar Serra como candidato.

Mas não foi só na capital paulista que o PT se deu mal. Não fosse a vitória de Luiz Marinho em São Bernardo e o partido ficaria de fora de todas as grandes cidades do estado de São Paulo. E a vitória do companheiro de Lula foi arrancada com um esforço danado e muito dinheiro. O investimento milionário do PT na campanha fez dos votos de Marinho o voto por habitante mais caro do Brasil. A máquina do governo petista planejava ganhar no primeiro turno, mas teve que enfrentar também o segundo turno. E a campanha na cidade teve uma inovação política que deixa os petistas ainda mais por baixo: foi comandada pela CUT e não pelo PT.

O PT tinha como meta ganhar 700 prefeituras em todo o país, mas alcançou apenas 558, em sua maioria nos grotões da política. Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste o partido fez o prefeito em apenas uma capital, Vitória. No Norte foi vitorioso em três capitais: Rio Branco, Palmas e Porto Velho. No Nordeste venceu em Fortaleza e Recife.

De São Paulo para baixo, o PT terá de catar os cacos para se reconstruir. No Paraná o partido praticamente acabou. Perderam em todas as cidades importantes do estado, inclusive na capital, onde houve um enorme investimento na candidatura de Gleise Hoffmann, esposa do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Até a ministra Dilma Roussef apareceu em Curitiba para fazer campanha, mas a candidata petista perdeu logo no primeiro turno. Lula também apoiou declaradamente a candidata.  Curitiba era de muita importância para o projeto de poder do partido, que ali fez uma experiência eleitoral que, caso desse certo, seria um modelo de campanha petista para todo o país. Mas levaram uma boa sova nas urnas.

No Rio Grande do Sul o partido perdeu na capital e também nas principais cidades gaúchas. Em Porto Alegre cidade emblemática para os petistas a derrota foi feia. O prefeito José Fogaça se reelegeu com uma diferença de 17,9 pontos sobre a petista Maria do Rosário. O resultado foi de 58,95% dos votos, contra 41,05%.

Mas outra derrota petista com forte valor simbólico aconteceu em Pelotas, onde o PT já foi uma grande força. Foi em Pelotas que o presidente Lula foi filmado em 2006 fazendo uma piada grosseira com os pelotenses. No vídeo, em seu notório e inoportuno estilo, Lula conversa com o então prefeito Fernando Marroni e diz que Pelotas é uma cidade “exportadora de viados”.

O mesmo Marroni foi o derrotado nesta eleição. Perdeu no segundo turno para Fetter Júnior, do PP. A grosseria de Lula (que você pode ver, clicando aqui) deve estar na memória dos pelotenses até hoje. A piada acabou ficando bem cara para os petistas.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: