quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O negro que perdeu

Muita gente pensa que Barack Obama foi o único candidato negro à presidência dos Estados Unidos este ano. Pois não foi. Esta eleição teve 21 candidatos, (que você pode ver aqui), mas por uma deformação da democracia norteamericana apenas dois aparecem na mídia. Já falei neste blog da candidata negra Cynthia McKinney, do Partido Verde de lá, mas também teve outro negro disputando esta eleição. É Alan L. Keys, do Partido Americano Independente.

É evidentemente um partideco norte-americano e não sei qual foi a votação do candidato, que deve ter sido bem baixa. Mas o candidato é negro. Aliás, bem mais negro que Obama, como comprova a foto ao lado. Pode até ser mais capacitado que Obama, uma probabilidade assegurada em exemplos de vários países, inclusive o nosso, pois nem sempre é o melhor que vence.

Porém, como não foi lançado por um dos grandes partidos (a democracia dos Estados Unidos só tem dois nesta situação) e nem faz parte do establishment, a candidatura de Keys não teve da parte esquerda brasileira a animação que se viu com Obama.

Entre Obama e Keys está uma diferença muito mais marcante que a cor da pele: é aquela entre o candidato vitorioso e o derrotado. O candidato negro do Partido Americano Independente perdeu a eleição e sequer teve um telefonema de consolo de Lula.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: