sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fugindo do fogo

No Brasil de Lula confunde-se muito benefício da dúvida com benefício da estupidez. Imagino a telefonista do ministério da Justiça avisando o secretário nacional da Justiça: "Secretário, telefone! É o chefe mafioso..." Até ela deve ter achado estranho, mas, quem sabe não são apenas amigos?

É, mas quando o calor do fogo chega muito perto, até petista corre pra buscar a mangueira. Ou foge rápido, como vem fazendo o ex-ministro Tarso Genro, que agora exerce suas habilidades oposicionistas em seu estada natal, já que é candidato a governador do Rio Grande Sul. Com certeza já prometeu reformar alguma coisa por lá.

Pois se não há mesmo nenhum problema com o Tuma Júnior então por que foi cancelada sua participação em um evento de apoio à pré-candidatura de Tarso Genro ao governo gaúcho? Foi Genro quem nomeou Tuma Júnior, na sua passagem pelo ministério da Justiça. As conversas entre o secretário nacional de Justiça e o chefe mafioso ocorreram quando Genro era ministro.

O ex-ministro é uma figura curiosa. Prometeu reformar seu partido, que está por detrás desta máquina pesada, muito lerda para atender os interesses da República, mas que move-se de forma ligeiríssima quando é para atender a demanda de um campanheiro, mas hoje vê-se que não reformou nem o próprio ministério da Justiça. O tapete e o que está por debaixo dele parece o mesmo do tempo daquele outro ministro, sua excelência Renan Calheiros.

O cancelamento da viagem de Tuma Júnior a Porto Alegre foi logo depois de se tornar pública sua ligação com o chefe mafioso. E foi uma pena, pois o secretário nacional de Justiça debateria o tema "gestão pública e transparência", na "Quinta Temática", evento organizado pelos PT gaúcho para colher propostas para o plano de governo de Tarso Genro.

Vou arriscar o pleonasmo. Petista é um bicho teimoso, mas creio que está descartada a noemação de Tuma Júnior para ministro da Justiça em um possível governo da Dilma, não? Porém, sei lá, se não aparecer fato novo não deixa de ser um bom nome.
.......................
POR José Pires


Nenhum comentário: