terça-feira, 19 de junho de 2012

Lula, Maluf e companhia

Já se sabe que no acordo entre Paulo Maluf e o PT teve uma exigência de Maluf para que sua divulgação fosse feita na mansão dele e com a presença de Lula. E o ex-presidente da República foi lá fazer o papelão que todos vimos ontem. Maluf acabou saboreando uma vitória histórica no aspecto moral. Moral dele, é claro. E o PT acabou de vez com qualquer restolho de respeito que ainda pudesse existir em sua imagem.

Como é que ninguém chamou a atenção do Lula que dessa forma o acordo com Maluf teria um custo alto demais? Talvez até tenham feito isso, mas Lula já parece estar naquele ponto em que não ouve mais ninguém. Ele comete um dos erros perigosos em política que é acreditar no mito. Neste caso o mito é ele mesmo e foi feito com muita propaganda. Será que Lula pensa que o poder que ele e seu partido alcançaram é fruto de sua sedução pessoal?

Este é o mito que foi construído, mas fora da propaganda a realidade pode ser outra. E se ele não entendeu isso depois do quiproquó que deu o encontro furtivo com o ministro Gilmar Mendes, fica difícil articular qualquer coisa em que haja um relativo controle de encaminhamento.

Um acordo com Maluf não está no mesmo nível das demais combinações eleitorais tão comuns nessa época. Por isso é que fiquei surpreso que nem um marqueteiro tenha apontado a forte simbologia desse político que já foi definido pelos próprios petistas como “nefasto”.

O ex-prefeito de São Paulo é o próprio símbolo da corrupção, de tal forma que do seu sobrenome surgiu uma expressão negativa: o verbo “malufar”. E o PT até faturou muito eleitoralmente fazendo em São Paulo exatamente esta distinção entre ética e Maluf. Dá até pra pensar que Lula não entendeu direito esta questão, mas isso seria espantoso demais para um político com sua experiência. Outra impressão que me dá é que Lula está numa situação pessoal de muita perturbação. Daí os tantos erros recentes.

Já faz tempo que a reputação do PT não é boa, mas foi um estrago danado o acordo com foto tirada nos jardins da mansão com Lula e o agora compadre Paulo Maluf. O partido já vem numa desabalada queda moral desde que Lula foi eleito presidente da República e desde lá o próprio chefe maior também não em andado com as melhores companhias, mas a foto com Maluf simboliza demais esta queda moral. Nem os adversários bolariam um golpe maior na imagem de Lula e do PT.
.....................
POR José Pires


....................

Imagem: Petistas e malufistas nos jardins da mansão de Paulo Maluf. No final, eles se misturaram.


Nenhum comentário: