quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Cenas de uma falência

Um retrato da falência da infraestrutura no país pode ser visto no que aconteceu hoje no Rio de Janeiro depois de um descarrilamento de trem. A cidade parou. O site do Estadão republica o desabafo de um leitor no Twitter que sintetiza o drama dos cariocas: " Ninguém chega a lugar nenhum". Aliás, hoje em dia a única opção da população em relação aos graves problemas urbanos é o desabafo nas redes sociais.
Problemas como este do Rio são um estorvo no cotidiano das pessoas e na dificuldade criada para que o país produza. Mas trazem também preocupação no aspecto da segurança nas cidades. Estamos no limite da ocorrência de grandes desastres. Internautas fizeram a alusão óbvia entre o caos de hoje provocado pela falta de infraestrutura e a Copa do Mundo, que começa dentro de poucos meses. E sempre existe o perigo de atentados terroristas, um problema que felizmente até hoje não afetou o nosso país. Mas se isso vier a acontecer pode haver dúvida sobre a dificuldade de reação das nossas autoridades? Nem dá pra falar na falta de um plano B, pois não existe nem o plano A.
Esta é uma herança maldita do PT, que pode prejudicar muito o nosso futuro. E no caso do Rio esta falha administrativa não permite justificativa alguma. A capital é a cidade brasileira mais conhecida internacionalmente e o estado é um dos mais importantes. O governo estadual e a prefeitura da capital têm uma aliança estreitíssima com o governo do PT, desde a época do governo Lula. Cabral e o ex-presidente são velhos chapas, cuja intimidade permite inclusive que os dois saiam juntos pelos bairros cariocas batendo boca com garotos pobres, como se vê num conhecido vídeo da internet.
O Rio e o governo federal estão com os mesmos governos nos últimos dez anos. A administração que resultou naquele caos pode ser definida como uma parceria entre o PT no governo federal e Sérgio Cabral no Rio. E mesmo assim o estado não se preparou para nada, nem mesmo para manter o funcionamento efetivo do que já existia. Nossos governantes têm vários defeitos, sendo um deles o caráter corrupto de todo o sistema implantado. E além disso, eles são muito ruins em administração pública. Não sabem fazer. A única infraestrutura estabelecida por eles é a da corrupção e incompetência. No Brasil foi instituída a política do rouba e não faz.
.....................
Por José Pires

___________________
Imagem - Na foto do site d'O Globo, passageiros sobem numa plataforma depois do descarrilamento. Repare na qualidade da escada do sistema ferroviário usada nesta emergência.

Um comentário:

Anônimo disse...

A administração do Rio é muito boa, aliás, tem muitos anos que não vejo o rio alavancar e agora consigo ver.