sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

De olho atento

Agora a imprensa está catando os cacos da sua credibilidade. O próprio Noblat, que deu o primeiro grito que atiçou a manada, até agora tenta justificar o que fez, dando destaque a comentários de leitores e até trazendo artigos, como o do jornalista Zuenir Ventura, publicado ontem, em que ele tenta consertar o “desconcerto” geral entre os jornalistas. “Já pecamos muito, mas acho que desta vez não”, ele diz, para perguntar em seguida: “o que fazer com aquelas fotos e com as declarações desesperadas da vítima?” Bem, observar melhor a foto seria um bom caminho. Outra atitude seria ficar atento aos fatos, que desde o primeiro dia eram no mínimo nebulosos.

O jornalista diz que quase cometeu a “maior barriga" da sua vida profissional. Ele já tinha pronto para a publicação um artigo “contundente falando mal da polícia e da imprensa suiças". Bem, sem comentários. Zuenir Ventura tem 50 anos de jornalismo. É bastante chão. Talvez não precise de conselhos.

Mas no dia 16, às duas da tarde, o próprio blog do Noblat publicava, desta vez em um raro texto próprio, que Paula havia confidenciado a um amigo que era possível ela ter perdido os bebês antes da agressão. Zuenir Ventura não viu o gato no telhado? No mesmo dia, neste blog, eu já colocava em dúvida a história toda e até perguntava se o governo brasileiro já estava preparado para pedir desculpas aos suiços. E não me gabo de esperteza alguma: é que o gato miava bem alto.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: