sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O bicho que deu

Um dos apelidos mais equivocados na nossa história política é o de "Sapo Barbudo" para o ex-presidente Lula. O apelido veio de Leonel Brizola, em 1989, na forma de desabafo por ter de engolir a candidatura de Lula no segundo turno da disputa com Fernando Collor, na primeira eleição presidencial brasileira depois da ditadura militar. De uma fala apressada de Brizola a jornalistas foi que saiu este apelido que está aí até hoje.

Porém, as atitudes de Lula com o correr do tempo mostram que o apelido não faz jus à sua personalidade e nem ao papel que ele passou a representar na política brasileira, principalmente depois de subir ao poder com seu partido. E agora que ele e seus comandados vêm se aproveitando da fraqueza política da presidente Dilma Rousseff para atacá-la de forma desleal e desta forma tomar o controle total do governo fica ainda mais claro que "Sapo Barbudo" não é uma boa definição da forma de ser do chefão petista.

Esta crise geral é a soma de tudo o que o PT fez de ruim nos anos anteriores. A tragédia política que se revela agora, com a incompetência administrativa e sujeiras dos mais variados tipos, tudo tem sua origem em Lula e no modelo de governo implantado por ele. Manipulação da opinião pública, vitórias eleitorais às custas de muito dinheiro e desrespeito à regras legais, aparelhamento do Estado, mentiras, calúnias e difamações contra divergências entre a população, roubo do dinheiro público e uma impressionante incapacidade de governar, todas essas maracutaias vêm das mãos dele, que deste seu primeiro mandato presidencial conduz desse jeito sujo o país, muitas vezes às escondidas e avançando sobre todas as instituições públicas. A diferença é que Lula foi favorecido por uma economia internacional enquanto governou, além de que o país havia sido relativamente organizado anteriormente pelos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, principalmente na economia.

Lula é o principal culpado pela tragédia que vive o nosso país, no entanto ele movimenta seus asseclas para forjar uma culpa exclusiva de Dilma pelo desastre na economia e na política. Novamente ele tenta fugir de suas responsabilidades, aproveitando-se com safadeza da fraqueza da sucessora que ele mesmo colocou em seu lugar. Até jornalistas governistas que antes exaltavam com fenomenal exagero as qualidades de Dilma estão no ataque, sempre de um modo hipócrita e altamente desonesto, mas sabemos que fazem isso com ordens de cima. Lula segue com seu estilo lamentável, em golpes desleais até contra os que o cercam, desde que o atropelamento de qualquer ética sirva ao seu interesse político e ao projeto de perenização no poder do PT. Por isso, na minha visão o apelido de "Sapo Barbudo" não tem nada a ver. Na verdade, Lula é o "Rato Barbudo".
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: