quinta-feira, 19 de maio de 2016

Herança mais que maldita

O grande mistério atualmente é o rombo orçamentário para 2016 deixado por Dilma Rousseff. A conta ainda está sendo feita e pelo andar dos números dá até medo de seu fechamento. O PT surpreendeu de novo, mesmo sendo o partido do qual estamos acostumados a esperar o pior. A equipe de Michel Temer falava na semana passada em 150 bilhões de reais, que depois foi para 160 bilhões e agora o cálculo está em 200 bilhões. O banco Bradesco afirma que o rombo pode chegar a 276 bilhões de reais. Tem gente que diz que vai avançar para além dos 300 bilhões. Economistas nomeados por Temer estão debruçados sobre os números, trabalhando com muita dificuldade porque Dilma fez a sabotagem de não deixar dados quando foi afastada. Não há nada registrado em computadores.
O déficit previsto pelo governo petista era de R$ 96 bilhões, que já era assustador, mas os companheiros se superaram. Estavam tão sem medo de ser feliz, que quebraram o Brasil de uma forma que nunca houve na história deste país. Parece que foi colocada em prática na destruição da economia aquela conversa doida da Dilma, de "deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta". Quando chegar no número exato do rombo, Michel Temer vai revelar os dados em pronunciamento nacional ou em entrevista. Além do inventário do rombo, Temer pode falar também de desmandos descobertos em diferentes ministérios. Já se sabe que na Secretaria de Governo, atualmente no comando de Geddel Vieira Lima, o PT utilizava cerca de mil cargos para sua militância política. Eram pessoas nomeadas que não trabalhavam. A informação é do próprio ministro, dada ao jornalista Josias de Sousa, em seu blog no site UOL. Ainda segundo o ministro, eles estão trabalhando na identificação dos processos.
O PT gostava de falar em "herança maldita" para atacar governos anteriores, mas pelo que já se sabe, herança maldita não serve para identificar o legado deixado pelo PT não só para este governo, como também pra os outros que virão. É preciso inventar um novo nome para a tragédia criada pelo PT. O conserto dessa desgraça petista levará mais de uma década e isso com todo mundo trabalhando duro. Nem seria preciso de saber do tamanho da desgraça para que Dilma não voltasse mais ao cargo. Ela já está fora. Mas depois de Temer revelar o que encontrou ao chegar ao Palácio do Planalto é provável que aumente número de votos no Senado pelo seu impeachment. A rejeição dos brasileiros a Dilma, a Lula e ao PT certamente dará um grande salto. Dilma está fora definitivamente e o PT irá se colocar entre os partidos nanicos. É "Tchau, querida!" e "Tchau, companheiros!".
.........................

POR José Pires

Nenhum comentário: