domingo, 1 de maio de 2016

O PT deu fim ao Dia do Trabalho

O Brasil já viveu muitas crises, mas nenhuma como esta criada pelo governo do PT, que quebrou o país. Chegamos a um 1º de Maio em que não há nada para comemorar. Isso é que é ironia da História: o Partido dos Trabalhadores acabou com o Dia do Trabalho. Temos 11 milhões de desempregados, 22% a mais do que em dezembro e quase 40% (39,85%) acima do índice de 2015, quando 7,9 milhões procuravam ocupação no primeiro trimestre. E esses números, como todo mundo sabe, devem ser vistos com a desconfiança de serem um retrato ate otimista demais da realidade, pois os petistas mexeram tanto nos métodos de avaliação que ficou difícil ter de fato uma visão real dos problemas brasileiros. Mas junto com o desemprego veio também a aniquilação da qualidade profissional, em todas as categorias, dos trabalhadores braçais aos trabalhadores que saem das universidades carentes de conhecimento e jogados em um mercado que nivela tudo por baixo, a começar pelo salário.
Desemprego sempre houve neste país que tem o hábito eterno de dizer que é o país do futuro, porém sem se ocupar seriamente em criar as bases para alicerçar sonhos que vão sempre muito além de suas pernas. E agora vale o chavão do cara que não pega no batente desde os tempos de sindicalista. Por obra do partido dele, nunca antes na história deste país o trabalhador se viu em tal desesperança, tamanha é a ruína em que o PT deixou a economia brasileira e a nossa infraestrura. Nos estados brasileiros o sinal de máximo perigo apita bem alto e acende repetidamente. Luz vermelha, é claro. Alguns estados já estão com dificuldade de pagar seus servidores. O problema já afeta a vida de 1,5 milhão de trabalhadores. Falta dinheiro, o investimento externo voou pra longe, empresas foram fechadas, a construção civil se retrai, as indústrias se acabam, numa destruição cometida por um partido que colocou em risco tudo que havia sido construído até agora. A perspectiva de alguma melhora só tem horizonte para daqui a dez anos e assim mesmo apenas para o país voltar a uma situação de relativa calmaria, sem qualquer avanço. Analistas mais rigorosos dão a esse tempo de àrduo esforço mais cinco ou dez anos.
É mesmo irônico que um partido que leva “Trabalhador” no nome venha a ter acabado com Dia do Trabalho — que ficou sem nenhum motivo de comemoração, um clima que infelizmente deve perdurar. Lula e seu partido lograram os brasileiros prometendo um país das maravilhas e acabaram fazendo uma obra dantesca. Falando nisso, o grande escritor Lewis Carrol, autor desse livro esplêndido que é “Alice, no país das maravilhas”, cria em uma das cenas da aventura da menina uma celebração maluca de um aniversário em todos os dias que não são a data de nascimento do homenageado. Ele chama a comemoração insólita de “desaniversário”. É isso que nos resta. Por obra do PT só teremos no Brasil daqui por diante e por um longo tempo o “Dia do Destrabalho”. E o triste é que serão todos os dias do ano, menos o 1º de Maio, ao qual o PT deu um fim amargo.
.........................

POR José Pires

Nenhum comentário: