sexta-feira, 2 de julho de 2010

Agora vem ou não vem?


Esta Copa do Mundo me deixou tenso. Mas nada a ver com o que aconteceu em campo. Como você podem conferir no horário em que postei o texto logo abaixo, em que falo sobre o desmonte que estão fazendo com o futebol brasileiro, eu já não esperava muito desta seleção. E como vejo o que acaba de acontecer na África do Sul como a derrota de um estilo de jogo imposto ao futebol brasileiro erradamente por Dunga e os dirigentes da CBF, espero que esta derrocada abra espaço para críticos bem sérios que avisam já há tempos que jogando dessa forma a tendência é a perda do que ainda é uma grande marca brasileira.

Bem, se nada se renovar, como é de praxe entre os dirigentes do futebol brasileiro, pelo menos não este estilo destruidor da criatividade e da alegria não teve a consagração esperada por alguns e temida por muitos.

Mas o que me deixou ansioso, numa inquietação na qual estou até agora, foi a espera da fotografia que a campanha de Dilma Rousseff fez para o jogo de hoje. Na vitória contra o Chile, assim que acabou o jogo eles me enviaram a foto acima, onde tem até alguém que parece o Palocci, aquele ex-ministro do Lula que quebrou o sigilo bancário do caseiro Francenildo. De tão parecido com ele, o cara até está rindo de nós.

Na linha do assunto do e-mail que chegou pra mim com a foto tinha até uma frase bem bacana: "Brasil: um país gigante pela própria natureza". Não entendi o que é que isso tinha a ver com a vitória contra uma seleção mixuruca como a do Chile, mas deixei pra lá. Cada um é patriota com o motivo que lhe cair melhor.

Pensando na foto de hoje, fiquei imaginando quem é que convidariam desta vez para ver o jogo com a candidata do Lula. Quem sabe não foi pra lá com sua vuvuzela o companheiro Delúbio?Agora que tudo está se ajeitando, até com o Duda Mendonça indo fazer a campanha da Marta Suplicy (filho eu sei que ela tem, mas está casada, afinal?). Espero agora que agora ele seja pago em reais e no Brasil. Na campanha do Lula mandaram dólares ilegalmente para o extetrior e deu em encrenca. Se a oposição não fosse tucana, o Lula até caía.

Os convidados podiam ser também os aloprados do Mercadante ou do Lula, tanto faz. Aloprado faz um furdunço danado: é bom pra torcer. Com a turma toda se ajeitando, podia vir também o Silvinho com seu Land Rover enfeitado de bandeiras. Pensei num monte de gente. Até no Renan Calheiros, Jader Barbalho, José Sarney, Severino Cavalcanti, Maluf, José Dirceu, Fernando Collor, essa companheirada toda que, afinal, tanto quanto Lula são tutti buona gente.

O fato é que eu fiquei bem ansioso pra saber quem é que vai sair na foto de hoje. Mas até agora não mandaram nada. E está bem atrasado, pois o jogo terminou faz tempo. É estranho, porque no dia da vitória contra o Chile a campanha da Dilma mandou a foto de imediato. O que será que aconteceu?
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: