quinta-feira, 1 de julho de 2010

Marina não foi, Dilma fugiu e Serra foi e deu o recado

O candidato tucano José Serra participou hoje da sabatina promovida pela Confederação Nacional de Pecuária e Agricultura (CNA). A intenção da CNA era promover um debate entre os três candidatos. Dilma Roussef(PT) fugiu do debate e Marina Silva(PV) também se recusou a participar. Ela queria o acesso prévio às perguntas, algo que nunca houve em debate algum e nem pode haver, pois dessa forma um debate não pode ser levado a sério.

Dá para entender a fuga de Dilma pela sua notória falta de consistência e a dificuldade terrível de expressão que mostra em suas apresentações em público. Os coordenadores de sua campanha estão corretíssimos. Nem que tenham que mandar a candidata viajar para o exerior, é preciso evitar debates. Em certas situações é até penoso acompanhar a Dilma falando. Dá a impressão de que ela faz treinamento com o senador Eduardo Suplicy como mestre.

Mas a ausência de Marina Silva, ou melhor, sua fuga, é mais difícil de entender. Marina tem mostrado uma boa performance nos assuntos em pauta na campanha, fala bem e com conteúdo. Além disso, os assuntos tratados em sabatina de uma organização como a CNA transitam inevitavelmente no setor ao qual Marina se dedica há anos.

Eu, se fosse marqueteiro da candidata do PV, até batalharia por uma chance como a que a CNA deu a ela. Era uma situação ótima para esclarecer mal entendidos na relação entre o meio ambiente e os produtores rurais e até para confrontar pecuaristas e agricultores que tenham má-fé neste assunto.

Marina ganharia espaço na imprensa falando sobre assuntos que são essenciais em sua campanha, marcando pontos na área do meio ambiente e desmascarando a lorota de que existe conflito entre produção agrícola e a defesa do meio ambiente. No mais, a candidata do PV só corria o risco de desagradar os que já tem posição fechada contra sua candidatura. Ou será que Marina teve medo de perder votos entre os ruralistas?

Aqui você pode baixar, em PDF, o documento entregue aos três candidatos presidenciáveis onde a CNA discorre sobre os principais problemas do campo na visão da instituição e apresenta propostas do setor rural.

Marina deve ter lido o documento, afinal os assuntos tratados ali, sem terem referência apenas em uma campanha política, são do seu interesse direto. Aliás, do nosso interesse.

No documento, a CNA apresenta também algumas dúvidas simples, apontadas como dificuldades para a produção. Por sinal, devem estar aflitos, pois até grifaram certas passagens, como esta referente ao trabalho escravo: "o Código Penal passou a classificar como redução à condição análoga à de escravo a submissão do empregado à jornada exaustiva e a condições degradantes, mas sem determinar de modo objetivo o que seria, de fato, uma jornada exaustiva ou condições degradantes de trabalho".

É uma questão realmente angustiante. Os críticos podem rir, mas tem uma modernização aí. Não é como na época de Joaquim Nabuco, o grande Joaquim Nabuco, quando ele era "um contra muitos" na defesa dos escravos, naquele tempo só pessoas negras.

Naquela época, um argumento muito usado era o de que a liberdade dos escravos afetaria negativamente a produção. Pobre Brasil, adentramos o século 21 e a discussão ainda não terminou. Mas pelo menos a escravidão hoje é bem mais democrática: não discrimina mais pela cor da pele.

Mas essa a Marina respondia na bucha e responderia bem, porque conhece o problema bem de perto. Mas a candidata do PV não foi à sabatina e nossos ruralistas estão lá, ainda sem saber o que é "jornada exaustiva ou condições degradantes de trabalho". Será que a Marina não podia mandar um e-mail explicando?
.......................
POR José Pires

4 comentários:

minesoca@gmail.com disse...

Concordo e lamento a ausência de Marina,ela conhece e bem a questão latifundiária e os impactos por ela causados sob nossos recursos naturais, principalmente da degradada condição das bacias hidrográficas. Sem falar da catrastrófica mudança no Código Florestal. Dai, não dá para pensar em "fuga a lá Dilma' meeeesmo. Os motivos ou justificativas e principalmente a "falta de um email" é mesmo curioso. Vou tentar me informar. Abração querido, seu blog tá muito bom, volto logo.

Verde disse...

Marina devia ter ido nessa, o tema era todo dela e certamente ela iria brilhar numa sabatina como essa. Não dá pra entender a candidata, ela reclama de falta de espaço e quando aparece um espaço ótimo, ela não aceita participar.
O Serra, que não é bobo, está em todas.

Carmen Monteiro disse...

O Serra recebeu o documento que seria a referência da sabatina, 1 mês antes: http://www.minhamarina.org.br/blog/2010/06/sem-regras-que-garantam-a-isonomia-marina-rejeita-convite-para-sabatina-da-cna/

Felipe Vaz disse...

Exato. Ir na sabatina de um órgão liderado por uma Senadora ruralista do DEM, sem regras iguais pra todos, não faz o menor sentido nem para a Marina, que não falta a nenhum destes debates e sabatinas.