segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ser ou não ser

Uma tática evidente da campanha de Dilma Roussef é evitar expor a candidata em situações públicas que exijam raciocínio rápido e atitude pessoal. Debate, nem pensar. Dilma tem recusado todos os convites feitos até agora e é provável que tentem criar uma justificativa até para fugir de debates nas redes de televisão, talvez fujam até do prestigiado debate feito pela Rede Globo de Televisão.

Os coordenadores de campanha do PT conhecem muito bem o material que têm à mão. Já disse aqui que a performance de Dilma em entrevistas e discursos dá a impressão de que ela pegou como mestre de oratória o senador Eduardo Suplicy. Me deparo à vezes com vídeos dela que são de constranger até quem torce contra o PT. Ninguém gosta de ver uma pessoa dando vexame em público de tal forma, apesar de alguém de maus bofes como a santinha até merecer.

E o conteúdo dela tem o mesmo alcance da expressão verbal. O raciocínio é fragmentado, as frases não se ajustam, fica difícil saber do que a candidata está falando. Ela parece não ter conhecimento algum sobre o assunto em pauta.

Uma candidata assim tem mesmo que ser trancada num estúdio, onde as gravações podem ser muito bem controladas por assessores e marqueteiros. O produto não permite mesmo a comparação com adversários.

Até aí dá para entender. É sempre um desrespeito com a democracia e com o eleitor, o que não é novidade vindo de petistas, mas ninguém pode colocar um produto desse na mão de um marqueteiro e exigir outra coisa dele.

Mas o que está acontecendo na campanha da candidata do Lula para eles estarem evitando até dar respostas individuais? O jornal O Globo convidou os três principais candidatos a responder uma pergunta simples — Por que quero ser presidente do Brasil? — e ontem a matéria saiu publicada sem a resposta de Dilma. Ela se recusou a participar.

Serra e Marina gravaram depoimentos que o jornal diponibiliza em seu site. O resumo do que Marina falou está aqui e o de Serra, aqui. No jornal impresso a ausência de Dilma ficou bem destacada, como pode ser visto na imagem ao lado, com um ponto de interrogação no espaço reservado para sua resposta.

A blindagem em torno da candidata está ficando cada vez mais cerrada. Será que a coordenação de campanha do PT irá permitir que o TSE coloque fotinha dela na urna? E o mais curioso é que, entre os candidatos, para Dilma a questão de O Globo se mostra ainda mais simples. Por que ela quer ser presidente? Ora, porque o Lula mandou.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: