segunda-feira, 19 de julho de 2010

PT resolveu processar Índio da Costa e o PSDB

O PT anunciou agora há pouco que vai entrar com três ações na Justiça devido a declaração do vice de Serra, Índio da Costa, que relaciona o PT às FARC e ao narcotráfico. Segundo o presidente do partido, José Eduardo Dutra, as serão ações nas esferas criminal, civil e eleitoral.

Gostei dessa. Dá uma boa discussão. É uma boa ocasião para tirar das gavetas todo o material sobre as FARC, inclusive os e-mails do computador de Raul Reyes, líder das Farc morto em território do Equador. Conforme já escrevi aqui no blog, A revista colombiana Câmbio publicou uma reportagem sobre o que eles chamam "dossier brasileño". Taí, mais um dossiê na história do governo Lula.

Mas, voltando aos processos prometidos pelo PT, a direção do partido até deu um tom involuntário de humor à polêmica. Dutra deu um “prazo” até as 12 horas desta terça-feira para que o PSDB se manifeste sobre as declarações.

Dependendo dessa resposta, o partido poderá ser também questionado judicialmente. É claro que eles querem que PSDB desautorize o vice. Mas não entendi o prazo até as 12 horas de amanhã. O PT e seus mistérios. Depois eles encrencam com a gente suspeitamos deles. Porque não duas da tarde ou mesmo depois da novela das nove de hoje, para adiantar a notícia?

O presidente do PT que me perdoe e que também segure seus advogados, mas digo sem nenhuma segunda intenção que isso parece conversa de pistoleiro: "Você tem até amanhã ao meio-dia para sair da cidade".

Mas Serra já evitou que os petistas passem com ansiedade esta noite e metade do dia de amanhã. Esta tarde em Belo Horizonte, onde inaugurou um comitê eleitoral, ele falou algo que pode ser interpretado como resposta ao ultimato petista “A ligação do PT com as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas... Mas isso todo mundo sabe, tem muitas reportagens, tem muita coisa. Apenas isso. Agora, as Farc são uma força ligada ao narcotráfico, isso não significa que o PT faça o narcotráfico", ele disse.

Sinceramente eu achava que o PT ia deixar esse caso para lá, mas pelo jeito na análise dos dirigentes consideraram que uma discussão como esta cai muito num momento em que o governo Lula tem sido cobrado a dar explicações sobre a quebra do sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, este sim um grave crime em época eleitoral.

Mas algo que intriga nesta embromação petista é a razão de uma candidatura que faz questão de passar a imagem de muito poderosa ficar procurando esse tipo de coisa. Para quem até planta notícias em jornais (até na boca do senador José Sarney) de que até acredita em vitória no primeiro turno, os petistas demonstram com esse tipo de furdunço que as informações que têm nas mãos não dão garantia alguma de que basta tocar a campanha de forma tranquila até a eleição.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: