segunda-feira, 5 de julho de 2010

Procurando tucano

A campanha eleitoral começa oficialmente hoje. Como é um partido revolucionário, o PT está há quatro anos no palanque eleitoral (falo só desta eleição) e já lançou sua candidata há pelo menos dois anos. E o PSDB? Os dirigentes de partidos que compõem a aliança em torno de Serra se queixam da desorganização da campanha, no que estão com toda razão.

Hoje recebi um e-mail da campanha da candidata do Lula dizendo que “Agora é Dilma”. Avisam que “cada um de nós assume um papel estratégico para eleger Dilma Rousseff - a primeira mulher a ser Presidente do Brasil!” Isso parece conversa de concurso de miss. Ainda estou esperando a foto da torcida de Dilma no jogo Brasil e Holanda, mas isso é outra história.

É um material bem fraco, como tudo que a campanha petista tem feito, mas, de forma prática, estão tendo visibilidade, se apresentam ao eleitor. E os tucanos? Bem, eu nem poderia receber e-mail relacionado ao candidato Serra, porque seu partido nunca teve peso algum na internet.

Entrem agora no site dos tucanos para conferir. E depois comparem com o site do PT. Ao lado publico uma mostra comparativa, mas é apenas um relance da  incapacidade tucana. É bem pior visto de perto. Você pode ver o site do PT aqui e o do PSDB aqui, mas já aviso que a situação dos adeptos de Serra é bem triste. Parece que os tucanos ainda não foram avisados que a eleição começou. Reenvio o e-mail da campanha da Dilma para eles?

Recentemente os petistas fizeram um alarido sobre o uso eleitoral da internet pelos tucanos. Ameaçaram de ir à Justiça pedir o fechamento de blogs e sites. Imediatamente pensei cá com minhas teclas: “Pobre TSE, vai ter de penar para achar algo feito pelos tucanos na internet”.

O PSDB é um partido incompetente em comunicação. Não foi à toa que o governo o PT pegou tudo de interessante que foi feito pelos tucanos desde o governo de Itamar Franco. Realizações do governo FHC, para bem ou para mal, tiveram sua autoria conquistada pelos petistas junto à opinião pública. E o “para mal” ainda servia para culpar os tucanos por males que persistem.

Estou para ver a campanha de Dilma colocando na televisão como obra de Lula o Rodoanel que os tucanos construíram em São Paulo desde o governo Covas. É coisa de hospício. Com impressionante desfaçatez os petistas vão incorporando à sua memória os feitos do adversário e ainda acusam os outros pelas misérias impossíveis de serem escondidas pela propaganda oficial. Os tucanos que se cuidem: ainda podem ser acusados de não terem votado em Tancredo contra o Maluf.

Ruins de comunicação, os tucanos devem sua permanência na internet à batalhadores individuais, jornalista e blogueiros que pingam todo os dias suas opiniões em cada blog ou site, formando uma resistência contra o lulo-petismo. Tirando isso, há bem pouca atuação do partido ou de sua militância.

O PSDB não formou a corrente criada em torno do lulo-petismo. E se mantiver esse ritmo nos três meses dessa eleição, não ocupa espaço na internet. Ficará praticamente tudo para a campanha petista, cuja militância (gente paga e dirigida de cima com rigor, nós sabemos) ocupa com agressividade até as seções de comentários dos sites dos grandes jornais.

É tudo de qualidade bem baixa. O pensamento é raso, as argumentações são simplistas e carecem evidentemente de qualquer relação com a verdade, mas na falta de um pensamento político que faça o contraste com rigor, a tendência é que acabe pegando, principalmente entre internautas sem um conhecimento pessoal sobre o que o país já passou com o PT, tanto quando eles eram oposição como agora encastelados em um poder corrupto e ineficiente.

Tucano é um bicho que não canta. E o PT faz uma algazarra de galinha poedeira sobre todos os ovos expelidos pelo adversário, seja para roubar a autoria do ovo ou para denunciar que ele está podre. Se os tucanos não abrirem o bico bem rápido, ficarão novamente de fora do poleiro federal.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: