segunda-feira, 19 de julho de 2010

PT leva a discussão política para os tribunais

Os dirigentes petistas pensam que estão sendo muito espertos com estas ações contra o vice de José Serra, deputado Índio da Costa. Porém, ao levar para a Justiça um caso que deveria ser resolvido no debate político, o PT assume uma marca histórica bastante negativa. Deve ser a primeira vez na história do país (desta vez vale o jargão de Lula) que um partido processa um adversário por ele emitir uma opinião política.

Nem da Ditadura Militar aconteceu algo parecido. A Arena, partido de sustentação do regime era alvo de pesadas críticas, mas não me lembro de nenhum processo feito pelo partido contra algum parlamentar da oposição, na época representado apenas pelo MDB.

O candidato a vice é deputado federal licenciado, portanto o foro para a discussão de suas opiniões deveria ser o Congresso Nacional, além das páginas de jornais, revistas, o rádio, a televisão, a internet, mas jamais o Judiciário. Chega a ser ridículo que um partido político busque a intercessão dos tribunais sobre um assunto que deveria ser resolvido no debate político.

A atitude extrema do PT, que entrou com uma ação nesta segunda-feira junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e um pedido de apuração na Procuradoria Geral da República (PGR) sobre as declarações de Índio da Costa, é ainda mais absurda quando se leva em conta o conhecido grau de agressividade de parlamentares e militantes petistas, não só na opinião sobre os adversários, mas em greves, manifestações de rua e tantas outras atividades.

Caso os tucanos seguissem o exemplo do PT, seriam inumeráveis as ações que estariam correndo na Justiça contra petistas. O PT sempre bate muito forte e a verdade é que, relativamente ao teor sempre pesado de seus ataques, até que recebe pouco de volta.

Instituições ligadas ao PT, militantes petistas e também autoridades do governo Lula vêm nos últimos tempos buscando impor mordaças à imprensa e tentando controlar a opinião pública, em ações ação antidemocráticas que acabaram sendo descobertas no próprio programa de governo da candidata Dilma Rousseff, uma peça escandalosa que terminou sendo substituída às pressas pela coordenação de campanha.

E agora vem o PT, tentando banir o debate político com uma atitude que pode ser vista também como tentativa de intimidação. E como são as coisas vindas desse partido, o próprio assunto que teria motivado as ações judiciais traz uma ironia que destaca ainda mais a tentação autoritária. É a sua comprovada relação com uma organização estrangeira antidemocrática, terrorista e ligada ao narcotráfico: as FARC.

Isso não significa que o PT se dedique ao terrorismo ou ao narcotráfico, é óbvio. Mas que a relação política com as FARC existe, isso é inegável. O partido que então venha a público defender esta relação e demonstrar ao país a correção de sua posição.

Para isso, os petistas dispõem de todos os meios políticos pois, ao menos até o momento, o Brasil ainda respira a liberdade. Mas o país da piada pronta tinha que ter o partido da piada pronta. O PT agora leva assuntos políticos às barras dos tribunais.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: