quarta-feira, 21 de julho de 2010

Enquanto isso, na Colômbia...

Um comentário:

Newton Moratto disse...

CLÓVIS ROSSI E A SUA MENTIRA INTEIRA
A propósito da ligação do PT com as Farc, Clovis Rossi escreveu ontem em sua coluna na Folha.com (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/769768-pt-farc-meia-verdade-e-ambiguidade.shtml) de que se trata de uma meia verdade.
Diz que “José Serra não deixa de ter alguma razão em sua afirmação de que o PT tem, sim, laços com as Farc”, para logo em seguida dizer que o candidato tucano não explicou o assunto do modo claro.
Assim o colunista apressou-se em esclarecer o que entende não ter ficado especificado na expressão de Serra.
Diz eufemisticamente que “os laços” foram cortados e se restringiam ao Foro de São Paulo. Isto é, quer fazer seus leitores acreditarem que são “laços”, antígos, já cortados, e portanto superados.
Também entendo que o colunista foi obscuro e parece lhe faltar informação.
Em várias oportunidades recentes Lula e seu governo afirmaram enfaticamente que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia não podem ser rotuladas como um grupo terrorista. Quem mais insistiu em descaracterizar o grupo como narco-traficante - o que Rossi reconhece que é – foi Marco Aurélio Garcia.
Sobre a mulher de Olivério Medina e o Ministério da Pesca já com o PT no poder nenhuma palavra. Medina, representante das Farc no Brasil, nada representa para ligar o grupo ao PT. Até dinheiro para campanhas eleitorais já rolou. Olho no olho, inúmeras vezes. Basta procurar no arquivo do jornal em que trabalha e verificará uma centena de fatos e dados suficientes para mudar a trajetória do que escreveu, se for honesto.
Mais adiante aconselha ao PT esclarecer de uma vez por todas que essa “antiga” união já não mais existe. Não disse mas faltou pouco: e antes da eleição que se aproxima. Encara isso como uma obrigação.
É necessário dizer ao responsável pelo setor de comunicação do PT de que não precisa mais. O sr. Rossi já se incumbiu dessa tarefa partidária.
Aliás, seguindo a ótica do articulista seria até interessante ver o Serra, principal adversário de Dilma, explicitando o assunto no modo e tempo sugerido.
Mais ou menos assim: “O PT em épocas antigas uniu-se as Farc, grupo terrorista e narco-traficante, porém deve ficar muito claro (para que nenhum jornalista tenha que esclarecer) que isto é passado, as ligações foram rompidas definitivamente”.
Não consigo conter a gargalhada.
A seguir Dilma, ou Lula, ou Marco Aurélio Garcia, um deles diria: “É verdade, Serra está correto, aconteceu mesmo, fazer o quê?, nos arrependemos após chegarmos ao poder que tanto almejávamos, e tal ligação só foi estabelecida à época em razão de que nem mesmo nós acreditávamos nessa possibilidade”.
Será que Rossi acredita no que escreveu?