sábado, 24 de julho de 2010

Números que dizem muitas coisas

Notícia do portal G1 publicada hoje sobre a pesquisa do Datafolha, o único instituto de pesquisas ainda confiável no Brasil. Serra está um ponto à frente de Dilma. Ontem o Vox Populi colocou Serra oito pontos atrás. Vem para confirmar o que escrevi ontem (veja lá embaixo), mas nem é por isso que devemos perder o foco na crítica deste desvio que a imprensa vem criando com sua cobertura destas eleições: pesquisas prematuras e sem controle algum por parte de instituições legais acabam tendo um peso excessivo em toda eleição. E com o domínio de dois ou três institutos de pesquisas é possível influir muitas vezes até com bastante força sobre a opinião do eleitor.

Quem tal uma CPI sobre os institutos de pesquisas? Ou que o Ministério Público funcionasse com rigor neste setor. Ora, eles não vêm sempre com o argumento de que existe ciência por detrás destes números? Então tem que ter acompanhamento técnico, exigências legais bem rigorosas, preocupações como a que devemos ter com viadutos, pontes, enfim, estruturas que podem cair e prejudicar as pessoas.

E uma pesquisa (e no caso brasileiro nunca é uma só) pode prejudicar bastante pois desarticula estruturas vitais na construção de uma Nação, como é o caso do processo eleitoral. E não acho que uma CPI viria bem na investigação da atuação dos institutos apenas no aspecto eleitora. Não é só por aí que eles exercem influência.

Existe toda uma máquina de propaganda cuja base é a suposta capacidade técnica e científica de pesquisas, que estão sempre por detrás dos próprios interesses de produtos maléficos, seja para passar no cabelo, escovar os dentes, dirigir, vestir, comer, beber, essas porcariadas que estão na mídia o tempo todo.

Numa CPI dessas seria interessante ouvir o deputado Ciro Gomes e quase candidato à presidência da República, um político que de quatro em quatro anos ressurge praticamente do nada com bons índices em pesquisas e que afirmou que todas, com exceção do Datafolha, são fajutas. Ele disse, inclusive que o dono do instituto que no Brasil virou sinônimo de prestígio e popularidade, vende até a mãe. Além de ser bastante esclarecedor, um depoimento desses daria bastante Ibope.

Mas como é difícil que venha uma CPI dessas, uma última coisa: é sobre coincidências curiosas em relação à pesquisas, algo que acontece sempre. Ontem mesmo o presidente Lula foi pro palanque fazer campanha para sua candidata. Foi no Nordeste. Se comparou a Getúlio Vargas, João Goulart e até com Jesus Cristo e fez a propaganda de Dilma. E falou, ou melhor, berrou seu orgulho com os 8 pontos de vantagem de Dilma sobre Serra apontados pelo Vox Populi no mesmo dia. Nem pensem que é trocadilho, mas isso é que eu chamaria de coincidência bem legal.
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POR José Pires

Um comentário:

Anônimo disse...

A armação é manjada. Primeiro eles usam certos institutos para influenciar o eleitorado, depois os resultados vão mesmo se ajeitando,