quinta-feira, 1 de julho de 2010

Um vermelho e azul com o ex-prefeito Cesar Maia

Com Índio da Costa de vice-presidente ganha o grupo do ex-prefeito Cesar Maia. É um político inteligente e com uma capacidade especial de manejo das novas tecnologias e da teoria política. Ponto pra ele, que é dos poucos que sabe usar a internet. Hoje em seu ótimo Ex-Blog, correio eletrônico que recebo sempre e leio com atenção e muitas vezes com prazer, ele elenca quatro qualidades da escolha de Índio da Costa. Já que citamos aqui o Reinaldo Azevedo, vamos fazer um vermelho e azul com o ex-prefeito do Rio.


CANDIDATO A VICE-PRESIDENTE DE SERRA É O DEPUTADO INDIO DA COSTA!

Escolha cumpre quatro objetivos:

1) Agrega juventude, fazendo contraponto com Dilma, Temer e Serra.
Com o Serra é bom que ele não faça "contraponto" algum. Mesmo sendo do DEM é melhor que como vice ele fique na retaguarda do candidato. Com Dilma quem deve fazer contraponto é o Serra. E esse negócio de juventude como contraste qualitativo não é nada inteligente quando o que é referência em qualidade na política é a experiência e o amadurecimento.

E se a juventude do vice contrasta tão bem, porque o DEM não lançou Índio para o governo do Rio em vez de apoiar e bom e velho Gabeira?

Mas, voltando à contraposição, ainda acho melhor que ele crie compatibilidades com Serra. Este argumento da juventude do vice também faz a gente pensar então que seria mais vantajoso que Serra tivesse uma mulher como vice. Mulher e negra, melhor ainda. Mulher, negra e pobre, nossa!, seria demais. Mulher, negra, pobre e nordestina, ai meu padim Ciço, aí seria o Paraíso.


2) Marca presença no Estado do Rio, onde Dilma tem crescido além da previsão.
A argumentação é um tiro no pé. O Rio de Janeiro é o estado onde o DEM sempre esteve mais forte e parece também mais organizado. Cesar Maia acabou de sair da prefeitura da Capital. Inclusive o presidente do partido e ex-líder da bancada na Câmara é do Rio, o filho do ex-prefeito. Se exatamente neste estado Dilma cresce além da previsão em que um vice do DEM vai ajudar?


3) Foi o relator da Lei Ficha Limpa na Câmara de Deputados.
Junto à opinião pública o papel de Índio da Costa não teve essa expressividade. O eleitor também não vê essa lei de forma ligada a político algum, mas ao contrário: ela tem uma marca simbólica contra os políticos. Também não acho que o ponto focal desta eleição seja a ética.

Outro risco sério nesta argumentação, e este bem maior, é que a discussão desta lei, se feita por Índio da Costa, faz retornar sempre a ligação do DEM com a corrupção, seu passado de PFL e a atualidade com o ex-governador Arruda.


4) Mobiliza inteiramente o DEM no país todo.
O pé de Cesar Maia já deve estar doendo. Primeiro, a mobilização do DEM é conversa. Falei sobre isso em post acima. Em todo o país o DEM é um partido composto apenas de caciques e é malvisto em vários estados. E o DEM precisava ter o vice para começar a se mobilizar pela candidatura Serra?

Nenhum comentário: