sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Prevenindo fuga de mensaleiro

Os petistas vão vir com as abiloladas alegações de conspirações que eles sempre trazem quando a companheirada mais velha esquece a sábia lição de que macaco velho tem que saber a hora certa de tirar a mão da cumbuca. Porém, uma vez mais a imprensa está dando a manchete certa. A chamada é da capa do jornal "O Globo" de hoje. Por ordem do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), estão incluídos no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos (Sinpi) os nomes do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-deputado José Genoíno, do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e dos demais 22 réus condenados do mensalão. Todos terão seus passaportes recolhidos pela Polícia Federal. A medida é para impedir fugas até que o STf decida as penas de prisão de cada um. Portos e aeroportos já estão em alerta.
Ninguém pode sair do país. É toda cúpula do PT no período em que rolava o pagamento de propina para deputados votarem a favor do governo Lula.
Nessa época, Dirceu despachava ao lado da sala do então presidente Lula, que dizia que na sua equipe de governo o chefe do esquema do mensalão tinha função comparável à mais importante de um time de futebol durante um jogo: era seu capitão.
Depois disso José Dirceu teve que sair depressa do governo, foi cassado por falta de decoro pela Câmara dos Deputados, até ser condenado por corrupção pela mais alta Corte do país pelo fazia naqueles tempos. E Lula sempre dizendo que não sabia de nada que acontecia na sala ao lado da sua.
O ex-ministro condenado pelo STF já atacou em seu blog a retenção dos passaportes, mas seu advogado garantiu que o passaporte do cliente seria entregue ontem. Já o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, não acha a medida suficiente. Ele anunciou que vai reiterar o pedido de prisão imediata dos réus do mensalão. Pode estar vindo aí outra chamada de capa que a militância petista não vai gostar nem um pouco.
.....................  
POR José Pires

Nenhum comentário: