quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Jabuticaba pluripartidária

Não podemos esquecer que os salários de vereadores no Brasil são sempre muito altos. Além do que, esse negócio de pagar salário para vereador é mais uma jabuticaba, coisa que só tem aqui.

Recentemente o jornalista Ricardo Noblat publicou em seu blog informações sobre salários de vereadores que colheu junto ao jurista José Paulo Cavalcanti Filho − jurista e escritor dos bons; tenho um livro dele que é uma preciosidade, mas isso é outra história. Dos 181 países que fazem parte da ONU, só no Brasil se paga salário a vereadores ou a pessoas que exercem funções equivalentes.

O salário para vereador é invenção da ditadura militar de 64. Até 1977 apenas os vereadores de capitais recebiam salários. Foi o general-presidente Ernesto Geisel quem estendeu o benefício aos vereadores de todo o País.

Bem que o PT, que fala sempre em “herança maldita”, podia se esforçar, agora que estão no poder, para acabar com esta herança ditatorial. Mas nada. Este é um caso em que todos os partidos se juntam. Até para criar décimo-terceiro salário para vereador todos votam sim. Inclusive os petistas.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: