quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Refúgio seguro

Começou o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do núcleo político do mensalão. No inquérito do ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza o mensalão é dividido em núcleos, sendo o núcleo político a peça principal do esquema criminoso. Segundo o documento, “o núcleo principal da quadrilha” era composto por José Dirceu, Delúbio Soares, Sílvio Pereira, e José Genoíno, todos dirigentes mais importantes do PT na época. Dirceu é identificado como “chefe da
quadrilha”.

Dirceu diz hoje em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que não vai fugir do Brasil se for decretada sua prisão. Sua condenação pelo STF parece inevitável, mas ele tem razão de não se preocupar. São mínimas as chances dele ir para a cadeia mesmo que haja a condenação. E alguém vai para a cadeia no Brasil quando seu crime envolve uma cadeia de interesses de setores poderosos da política?

Na verdade o Brasil vive há tempos a situação de refúgio de criminosos ou de pessoas condenadas em outros países. Nisso a nossa fama é internacional. Temos inclusive o caso do terrorista Cesare Battisti, defendido e acolhido aqui por Dirceu, Lula e seus companheiros para não ir para a cadeia na Itália. A fama de terra sem lei até virou chavão de filme americano. Sempre tem um mafioso ou qualquer outro tipo de criminoso em filmes ou séries de TV que planeja sua fuga para a impunidade garantida nessa terra tropical.

A situação é explorada até em histórias em quadrinhos. O desenho da imagem é de uma ótima série de quadrinhos criada pelo desenhista Jordi Bernet e o roteirista Antonio Segura. Os dois são espanhóis. A Espanha tem ainda hoje um bom mercado de história em quadrinhos, com excelentes desenhistas. No país criou-se até esta indispensável parceria entre desenhista e roteirista, sendo Segura um dos mais criativos. Algumas de suas histórias se nivelam por cima com grandes filmes de aventura. Infelizmente, Segura morreu em janeiro deste ano, mas Bernet continua em forma. Tem um desenho simplificado, de alto poder de envolvimento do leitor.

O quadro destacado na imagem é de Kraken, série que se passa nos esgotos de uma grande cidade, onde vive um ser monstruoso que jamais aparece. E nem precisa, como sabe qualquer um que viva numa cidade com seus Krakens. O esgoto é patrulhado por um grupo de militares comandado pelo tenente Dante. Claro que o nome não é por acaso. O criminoso que planeja fugir para o Brasil é um embaixador envolvido com tráfico de drogas que forja o próprio sequestro. No final, o tenente resolve o problema de forma, digamos assim, pragmática. Ele elimina os bandidos todos e sabe que o embaixador pode ficar livre usando seus laços políticos. Então dá um tiro mortal no embaixador, que já começava com ironias. Desse problema pelo menos o tenente Dante livrou o Brasil.
.....................
POR José Pires
 

Nenhum comentário: