domingo, 10 de abril de 2016

Cala-boca petista

Foi demitido o zelador José Afonso Pinheiro, do Condomínio Solaris, onde fica o triplex que o ex-presidente Lula queria que acreditassem que não é dele. Pinheiro foi uma da testemunhas na investigação que apura corrupção envolvendo a propriedade do imóvel. O promotor Cássio Conserino, que investiga o chefão petista, disse que há “fortes indícios de represália” ao depoimento do zelador que, ainda segundo ele, foi "absolutamente esclarecedor”. O zelador demitido pensa a mesma coisa. "Depois de eu ter dado o depoimento, a engenheira da OAS disse que eu tinha falado demais. O síndico mesmo disse que eu tinha falado demais. O pessoal deixa esfriar um pouquinho e acaba sobrando para a gente que é menos favorecido", ele disse.
É desse jeito mesmo. Esse tipo de represália é bem próprio dos petistas.Fizeram algo parecido com o caseiro Francenildo, que teve até quebrado de forma criminosa seu sigilo bancário e sua conta na Caixa foi vazada. Foi no começo dessa onda de corrupção petista, entre 2005 e 2006, quando azeitavam o esquema que veio a dar no maremoto que quebrou o país moral e economicamente. Francenildo havia dito na época que o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, frequentava uma mansão de lobistas em Brasília, onde se dividia dinheiro de corrupção e também faziam animadas festas com prostitutas, ou "garotas de programa", como preferem os bacanas que costumam comprar de tudo, até o corpo das pessoas. Francenildo passou o diabo depois de também "falar demais", acusação que geralmente recebe no Brasil quem fala nada mais do que a verdade.
Esta é uma espécie de regra tácita que pune quem age com franqueza e honestidade. Faz parte do caráter nacional. Atinge a todos nós, nas mais diferentes situações, mas especialmente no trabalho. Nos escalões inferiores as pessoas naturalmente ficam obrigadas a calar até sobre questões que poderiam tornar mais eficiente o trabalho e melhorar a produção. Para subir na vida ou ao menos sobreviver é preciso ser dissimulado. É uma das razões da dificuldade das coisas darem certo no país. O que o PT fez no caso foi parecido com o que se deu com a corrupção na mão deles. Aproveitaram um sentimento que já existia e fizeram disso uma prática constante, criando até mesmo uma máquina de difamação e de intimidação contra os que “falam demais”. Não podia ser diferente na situação do zelador do edifício onde a empreiteira OAS fez reformas caríssimas e mobiliou o triplex com produtos do bom e do melhor, com Lula e família de olho nas obras e conferindo cada detalhe dos móveis que não foram pagos por eles.
O zelador Pinheiro falou só do que viu enquanto estava trabalhando. Ele disse aos promotores que a ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher de Lula, "chegou a frequentar o espaço comum do edifício indagando sobre o salão de festa, piscina, áreas comuns". E isso é “falar demais” no país dos planos do PT. Não se pode falar a verdade. O brasileiro que eles querem é o que finge que nada viu e diz só o que foi combinado. É preciso mudar essa condição hipócrita. E isso começa por tirar o PT do poder e anular o papel da esquerda em nosso país, que vem sendo nocivo no geral, em todas as instituições em que eles têm algum poder. Chega de país de mentirinha, mas para haver essa transformação é preciso mudar muita coisa além de tirar esse partido nefasto do poder.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: