quarta-feira, 1 de junho de 2016

Os apuros de Lula

Já faz tempo que até virou piada aquele velho papo do ex-presidente Lula, que a cada escândalo repetia que não sabia de nada. É óbvio que ele sempre esteve por dentro do que acontecia, a menos que fosse um idiota. Lula sabia de tudo e os brasileiros não tinham dúvida disso. O que faltava eram as comprovações de sua participação nos esquemas, o que foi aparecendo nas delações, em áudios vazados ou liberados pela Justiça e nas demais etapas da investigação. O que veio a público até agora deve ser uma parcela pequena do que foi descoberto pelo Ministério Público, no entanto o que foi divulgado já demonstra que o chefão do PT não só estava a par de tudo como tinha um evidente poder no encaminhamento das negociatas.
Em seu depoimento ao Ministério Público, o ex-deputado Pedro Corrêa sustenta que Lula tinha participação direta desde o tempo do mensalão. "Lula tinha pleno conhecimento de que o mensalão não era 'caixa dois' de eleição, mas sim propina arrecadada junto aos órgãos governamentais para que os políticos mantivessem as suas bases eleitorais e continuassem a integrar a base aliada do governo", disse Corrêa. Isso só vem corroborar a opinião de muita gente que achava já na época que o chefão do PT devia ter sido denunciado no processo do STF. Com a propina do mensalão, Lula garantia o apoio no Congresso Nacional às matérias do interesse do governo. Na prática, o PT estava dando um golpe contra a democracia brasileira. O acordo de delação do ex-deputado aguarda a homologação do Supremo Tribunal Federal, o que será mais um problema sério para Lula, que já tem muito com o que se preocupar.
Uma das encrencas novas para ele foi a informação surgida nesta terça-feira de que Marcelo Odebrecht assinou acordo de delação premiada e já começou a prestar depoimento. Temos então a mega-sena da delação premiada. Sorte do Brasil e, por consequência, azar do Lula. O dono da Odebrecht pode trazer informações essenciais para consolidar o caminho até o chefão disso tudo. A prisão de Lula está próxima e isso com certeza é possível notar que ele sabe. É só ver o desespero dele.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: