segunda-feira, 5 de junho de 2017

A ameaça mais urgente

Os Estados Unidos implicam com a Coréia do Norte e o país do ditador Kim Jong-um já virou o centro das atenções na internet como grande ameaça ao mundo. O regime comunista norte-coreano é realmente coisa de doidos, no entanto se o Ocidente tivesse mesmo juízo deveria concentrar sua atenção em países muito mais ameaçadores na atualidade. Felizmente para nós que estamos fora das suas fronteiras, a loucura política da Coréia do Norte é exercida sobre sua própria população. Não se tem notícias de Kim Jong-um financiando ataques mortais sobre a população civil na Europa e nos Estados Unidos e também não se tem conhecimento do regime norte-coreano doutrinando jovens pelo mundo afora para espalhar a crença no comunismo e nem fazendo uso desses jovens como combatentes e terroristas a serviço de uma causa.

Nos dias a ameaça ao Ocidente está em países do Oriente Médio, onde se desenvolve o financiamento de ataques que se repetem, com matanças contínuas também entre a população desses países. O terrorismo é usado até na disputa entre clãs. Nesses lugares também está a origem da doutrinação religiosa que dá base política às mais violentas ações, além do suporte material e religioso de um plano de dominação cultural de longo prazo sobre o Ocidente. Nesta segunda-feira houve um sério desentendimento entre países árabes, com seis deles cortando relações com o Catar. Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos (EAU), Bahrein, Líbia e Iêmen acusam a monarquia do Catar inclusive de financiar grupos terroristas, promovendo a instabilidade na região. O interessante é que acusação semelhante cabe a grande parte dos países da região, entre eles alguns dos que estão rompendo relações com o Qatar e também outros, como é o caso do Irã com seu forte regime religioso, que está no centro da rivalidade que resultou no rompimento.

Nas disputas antigas entre eles, também por divergências religiosas dentro do próprio islamismo, já há muito tempo o terrorismo é parte importante do fustigamento do inimigo e dos planos para sua destruição. Conforme eu já disse, a maior quantidade de vítimas do terrorismo vem de disputas dentro do próprio islamismo. Foi por meio dessa prática que surgiram grupos violentos como a Al-Qaeda, financiada por milionários sauditas, e também o chamado Exército Islâmico, que está por detrás dos últimos ataques terroristas na Europa. É claro que não se deve perder a atenção aos comunistas liderados por Kim Jong-um, afinal a Coréia do Norte tem a bomba atômica. Porém, no atual momento o perigo maior e de longo prazo vem de outro lugar, muito mais rico que o miserável regime norte-coreano e com um agressivo sentimento religioso que pode ser mais letal que qualquer outra ideologia.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: