quarta-feira, 19 de julho de 2017

Foro de São Paulo e sua zoação em Manágua

As resoluções do Foro de São Paulo, ocorrido nesta semana em Manágua, dão a impressão de que fizeram o encontro para produzir notícias para esses sites que fazem humor como se fossem informações reais, como o "Sensacionalista" ou "Joselito Muller". O besteirol começa pelo lugar escolhido para o encontro, Nicarágua, país com um governo hoje que é o exemplo mais substancial da falência da esquerda na América Latina. O presidente Daniel Ortega foi um dos líderes da Revolução Sandinista, que emocionou o mundo na década de 70, na derrubada de um dos ditadores mais corruptos que já existiu, o general Anastasio Somoza, e a instalação de um governo que prometia uma transformação radical naquele país, com uma revolução igualitária e de caráter humanista.

Os acontecimentos na Nicarágua animaram de tal forma a esquerda naqueles tempos em que quase todo o continente estava dominado por sanguinárias ditaduras de direita, que o escritor Júlio Cortázar chegou a doar direitos autorais de suas obras para o governo instalado após a queda de Somoza. No entanto, todo aquele projeto se perdeu, se é que era mesmo verdadeira a intenção de fazer algo diferente do caráter autoritário que a esquerda sempre demonstrou na prática, a partir do fechamento político em Cuba em poucos anos de Fidel Castro no poder. A Nicarágua é o exemplo perfeito da desonestidade da esquerda. A partir de um projeto com ares de um sonho libertário, seus dirigentes se aliaram ao que havia de pior naquele país, locupletando-se no poder. Ortega é hoje um milionário, reeleito com o apoio de políticos corruptos da esquerda e da direita, que hoje dominam o país.

O Foro de São Paulo não poderia ter encontrado lugar melhor para um encontro, ainda mais agora na situação de ruína moral dos países que se descuidaram e elegeram presidentes alinhados a este movimento esquerdista internacional. Argentina e Venezuela se destacam nesta desgraceira, além da situação terrível do nosso Brasil, que conhecemos muito bem. Uma reunião do Foro nestes tempos é mesmo de fazer babar "Joselitos" e outros tiradores de sarro. A gente tem até que ler duas vezes ou mais as notícias sobre este grotesco encontro. Tudo parece exagerado demais, como o alerta sobre as ameaças à América Latina, o apoio ao processo de paz na Colômbia, a solidariedade ao condenado Lula e a decisão de enviar missão para acompanhar a Constituinte na Venezuela. Parece que depois de provocar a ruína econômica e roubar bastante em vários países, os companheiros resolveram zoar com os latino-americanos.
.........................
POR José Pires

___________________
Imagem- Durante o Foro de São Paulo, homenagem aos "heróis da Nicarágua", passeata que é uma piada pronta, ainda mais tendo à frente a senadora petista Gleisi Hoffmann, ré por corrupção no Brasil

Nenhum comentário: