quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Lula e a greve com a fome alheia

O objetivo dessa greve de fome de militantes do MST a favor de Lula é puramente propagandístico, focando especialmente no público internacional. A mídia estrangeira desavisada ou cúmplice do PT vai explorar o assunto, sem explicar de verdade qual é a situação de Lula, preso por corrupção e lavagem de dinheiro e respondendo por outras ações que devem somar mais alguns anos de cadeia ao seu prontuário criminal. Uma greve de fome é um recurso político conceitualmente violento, pelo fato de, ao menos em teoria, ser um movimento que envolve a morte. Mas não se deve ter nenhum receio. Esta encenação não envolve maiores riscos, a não ser das matérias lamentáveis que serão escritas no exterior.

Jornais de perfil esquerdista, como o Le Monde francês ou o The Guardian, da Inglaterra, são facilmente manipuláveis com esse tipo de acontecimento na America Latina. Outras publicações, mesmo sem a relação ideológica com os petistas, seguirão na mesma linha de vitimização da esquerda porque no geral a mídia estrangeira nem tenta aprofundar assuntos como o desta manipulação política muito idiota de Lula e seu partido. Jornalistas estrangeiros estão com a chance de reviver de forma romântica os tempos de combate a ditaduras de direita no continente. A meia dúzia de militantes que se dispuseram a passar uns poucos dias sem comer terão uma cobertura jornalística emocional, tratados como se fossem bravos combatentes contra a opressão.

A saúde dos militantes de estômagos manipulados ficará bem, obrigado. É muito fácil prever qual é o plano do PT, partido que desde sua fundação vem crescendo com a exploração de greve e de fome. Claro que sempre com o estômago alheio. Qualquer um pode passar alguns dias sem comer, sem que isso cause grandes danos. Logo que tiverem feito sua propaganda política, chamando a atenção da mídia com seu jejum político, os militantes receberão uma mensagem vinda de Curitiba, da voz do próprio Lula, com o apelo para que cessem com a greve. O mesmo manipulador que usa as pessoas sem nenhum escrúpulo estará, desse modo, aproveitando a finalização do plano para passar a imagem de líder preocupado com a saúde e o bem estar de seus abnegados companheiros.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: