quarta-feira, 17 de maio de 2023

O relator da cassação do mandato de Deltan Dallagnol, seu amigo do peito e a missão cumprida

Para ilustrar de forma significativa a condição em que está o nosso Brasil, apresento na imagem recortes de um vídeo que registra um felicíssimo encontro do ministro Benedito Gonçalves, do TSE, com o então ex-presidente Lula, que estava acompanhado de Dilma Rousseff. Abaixo do post está o link. A filmagem foi feita durante a posse do ministro Alexandre de Moraes no comando da Corte, em agosto do ano passado.


Lula vinha de uma estadia na cadeia de 580 dias, condenado por corrupção — por dez juízes, não só pelo Sergio Moro, por mais ódio que o PT sinta dele. Lula havia saído do xilindró há menos de um ano, mas já transitava todo serelepe nas altas cortes do Judiciário. É notável no vídeo a solicitude do ministro Gonçalves, tratando o petista com a amabilidade de um antigo companheiro de aventuras. Lula dá tapinhas muito amigáveis no rosto do ministro. Eles se abraçam, grudando os corpos.


Gonçalves já estava atuando na eleição presidencial, como corregedor-geral da Justiça Eleitoral, que teve início em 2 de julho. Guardava distância dos demais candidatos. Uma das medidas de destaque do ministro do TSE foi a proibição do uso no programa eleitoral de Jair Bolsonaro de imagens da celebração do 7 de Setembro.


O vídeo que mostra a intimidade entre Gonçalves e Lula voltou a ser postado nas redes sociais depois da cassação de Deltan Dallagnol. Nele, é possível ouvir o ministro do TSE dizendo ao chefão do PT: “Vou ligar, pode deixar”.


A atitude prestativa do magistrado a Lula manteve-se depois da vitória do petista, em outubro. Já em dezembro, na cerimônia de diplomação pelo TSE como presidente da República, ao ser chamado para conduzir Lula ao plenário, foi captado pelo áudio a voz de Gonçalves, que ao passar pelo presidente do TSE, Alexandre Moraes, sussurra ao seu ouvido: "missão dada é missão cumprida".

. . . . . . . . . . . . . . .

Por José Pires


Assista aqui ao vídeo do doce encontro entre Lula e o ministro do TSE


Nenhum comentário: