quinta-feira, 1 de julho de 2010

Estrago feio

Não deu ainda pra entender como é os tucanos fizeram essa trapalhada do vice. Afinal, na coordenação política da candidatura Serra só tem decano. Mas o material é interessante até para um estudo sociológico. Ou um texto humorístico, tanto faz.

O que deu para compreender, no entanto, é que na aliança da candidatura Serra o pessoal é moderno demais. Todo mundo é craque em Twitter, mas tem uma dificuldade danada com coisas antigas, como telefonar e marcar um encontro.

E o que acabou acontecendo, no final, é que Serra acabou ficando com um vice nada adequado. A escolha de Índio da Costa foi equivocada. Político gosta de dizer que vice não tem importância. É mentira. O papel do vice numa campanha é de especial importância, nem que seja para ir atrás de dinheiro para os gastos eleitorais. A própria história de Serra mostra isso. Olhando um pouco para trás, podemos lembrar sua vice na primeira disputa para a presidência, Rita Camata, lembram? Pois é...

Outro questão muito importante com vice, e isso é um problema nosso como eleitores, é que ele existe para assumir o cargo. E no Brasil, ai, ai, ai, no Brasil isso tem acontecido com uma frequência danada. Não vou me converter na idade em que estou, com um vice desses vai fazer a gente rezar pela saúde do Serra caso ele seja eleito.

Índio da Costa não foi uma boa escolha, apesar de suas qualidades pessoais. Tucanos e o pessoal do DEM estão tentando fazer da sua juventude e inexperiência uma qualidade. Tudo bem, mas, repito, isso se ele ficar todo o mandato apenas na condição de vice-presidente. Mas a figura do vice existe para assumir o cargo caso haja necessidade. Com a escolha de alguém tão inexperiente, os tucanos abriram uma brecha incrível no quesito responsabilidade.

Muito cuidado também para não saírem por aí comparando (como eu já vi o grande Sérgio Guerra fazendo) sua inexperiência com a de Dilma. Em política, como na vida, não se compara defeitos.

Blogueiros contrários ao lulo-petismo têm feito bastante esforço para dar à escolha de Índio da Costa uma aparência de normalidade e, como estamos em período de Copa do Mundo, tocar a bola pra frente. Chega a ser comovente neste aspecto a trabalheira que isso tem dado para o Reinaldo Azevedo. Contra o lulo-petismo tem que torcer pelo Serra, mas não posso baixar meu senso-crítico, mesmo numa situação difícil como esta.

Tucanos e democratas ainda não perceberam o estrago que esta crise provocou na candidatura de Serra. E mentir sobre isso só agrava o dano. A reação do DEM criou um clima do que há de pior na política brasileira. E isso é especialmente grave pelo fato de este ser o período da busca pela simpatia do eleitorado formador de opinião, a base mais alta da pirâmide eleitoral.

O DEM acendeu uma luz amarela na hora em que a campanha de Serra deva estar ativando a participação e estimulando a unidade contra o domínio lulo-petista do Estado.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: