segunda-feira, 16 de março de 2015

Cada qual com sua cor

Um ótimo efeito da manifestação deste domingo foi o do resgate cívico das cores do Brasil. O governo do PT fez questão de marcar sua imagem com a cor vermelha, principalmente nos últimos tempos, no que pareceu uma animação com a onda bolivarianista que teve origem no regime chavista da Venezuela. Na eleição anterior de Dilma, quando Hugo Chávez ainda estava vivo e seu governo ainda não demonstrava os sinais da falência posterior, os petistas chegaram até a fazer questão de vestir camisas vermelhas em eventos públicos e até mesmo na campanha eleitoral de televisão. O marketing petista copiava dessa forma a encenação que Chávez vinha fazendo na terra dele, quando todos usavam a cor vermelha nas grandes manifestações públicas governistas de apoio ao regime.

Nesta eleição de 2014 com certeza os petistas foram alertados pelo marqueteiro, porque o vermelho já não teve o destaque de antes. Mas já era tarde. O governo do PT já estava caracterizado definitivamente pelo uso da cor do partido. Eles próprios criaram uma relação que no final acabou sendo prejudicial como marca política. E agora o uso maciço do verde-amarelo que ocorreu nas manifestações em todo o país criou uma contraposição que descolou ainda mais o governo do PT das cores pátrias. O verde-amarelo passa de agora em diante a ser o tom do brasileiro que discorda, dos que são contra este governo marcado pela incompetência e a corrupção. Eu até gosto da cor vermelha, mas o estigma que tanta safadeza criou sobre esta cor ainda há de durar muito na história brasileira.

Esta relação de cores com a corrupção já havia acontecido antes, na nossa história recente, quando o então presidente Fernando Collor fez a besteira de pedir que as pessoas saíssem às ruas vestindo verde-amarelo no dia marcado para a manifestação contra seu governo. Foi a deixa para que multidões vestindo preto tomassem as ruas pedindo a sua cabeça, que enfim caiu. Desta vez foi o inverso. Mesmo que o governo do PT não tenha convocado, sindicalistas pelegos e o MST tentaram encher de vermelho as ruas brasileiras no dia 13, mas acabaram fazendo manifestações de gatos-pingados. Foi então que o protesto deste domingo trouxe as cores da bandeira brasileira, num atendimento praticamente espontâneo das pessoas às convocações na redes sociais. Gostei bastante de ver o verde-amarelo tomando as ruas brasileiras, desta vez em ação contrária à corrupção. Os brasileiros vão precisar bastante dessa ligação simbólica nesta luta para levantar esta nossa pobre pátria enxovalhada pelo bandos de vermelho.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: