sexta-feira, 8 de maio de 2015

Réu confesso

Se alguém ainda não tinha a certeza de que o ex-presidente Lula sabia muito bem que corria o mensalão durante sua presidência, agora pode deixar pra lá suas dúvidas porque apareceu uma confirmação insuspeita de que as propinas a parlamentares eram feitas com seu pleno conhecimento. Em "Una Oveja Negra al Poder", sua biografia recém-lançada, o ex-presidente uruguaio José Mujica revela que Lula confessou para ele que sabia de tudo. Mujica disse que em uma reunião entre eles o chefão petista justificou o mensalão como a "única forma de governar o Brasil”.

As palavras de Lula, segundo Mujica: "Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens. Essa era a única forma de governar o Brasil". A confissão de Lula é inédita e pena que o julgamento do mensalão já tenha acabado. Aquele que sempre foi tido como o chefe do esquema infelizmente torna-se réu confesso um pouco tarde.

O envolvimento de Lula no mensalão foi sempre evidente. O esquema corrupto teve início na formação de sua chapa ainda na primeira disputa da presidência da República, quando ficou acertado mediante um pagamento milionário a entrada de José Alencar como vice. Faltava, no entanto, uma declaração pessoal de culpa. Só se ele fosse um idiota seria possível o mensalão ter sido criado e desenvolvido nas suas barbas. E de bobo Lula não tem nada. Ao contrário, é um espertalhão que vem enganando os brasileiros há décadas e conseguiu com essa esperteza inclusive safar-se de ser julgado no Supremo Tribunal Federal por um crimes mais detestáveis contra a democracia brasileira.

Mas, enfim, aí está sua confissão, que até veio mais cedo do que parecia ser possível. E para os petistas será difícil atacar a credibilidade da fonte que trouxe esta informação quente. É muito bom que a revelação tenha vindo do ex-presidente uruguaio. Há algum tempo Mujica vem sendo um refúgio psicológico da esquerda brasileira, na tentativa de amenizar seus tormentos causados por tanta roubalheira e a incompetência impressionante para fazer mudanças mínimas na condução dos governos que pega para tocar. Nem o mais fanático militante, do tipo mais petralha, poderá dizer que haja maldade e muito menos colocar em dúvida a indiscreta divulgação da declaração de Lula. A fonte é do lado deles. E além disso a conversa centre Lula e Mujica teve como testemunha o ex-vice-presidente uruguaio Danilo Astori, que ouviu a confissão do chefão petista. E vejam a coisa do lado bom, companheiros. Pode ser que o humilde companheiro uruguaio esteja apenas querendo ajudá-los na expiação de tantas culpas acumuladas.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: