domingo, 1 de novembro de 2015

Lula: aniversário pouco concorrido

Não é necessário ter muita experiência em marketing para saber que em situação de baixa popularidade certas ações devem ser descartadas para não chamar ainda mais a atenção ao isolamento do político. Foi esse efeito reverso que ocorreu com os vídeos de pessoas desejando feliz aniversário ao ex-presidente Lula, que teve um aniversário de data redonda nesta semana: 70 anos. Podia-se falar em inferno astral, mas os problemas de Lula nada têm a ver com relações místicas com a vida. É a realidade mesmo e são de sua responsabilidade pessoal os efeitos negativos que juntaram-se exatamente neste período, que deveria ser de altas festas em torno de seu nome. Nos últimos meses foram muitas as revelações de suspeitas brabas de corrupção bem próximas do Brahma, como o chefão do PT costuma ser chamado nas suas empreitadas. Até seu filho e a nora, além de um sobrinho que fez negócios milionários em Angola, apareceram como acusados em depoimentos ao Ministério Público em investigações sobre corrupção.
O desgaste de Lula é de tal grau que acabou com o mito construído pela propaganda. E eu duvido que ele consiga recompor aquela imagem fraudulenta. E foi exatamente agora, com a credibilidade lá embaixo, que inventaram de publicar vídeos de pessoas desejando feliz aniversário. É coisa de marqueteiro amador. Teve até os que cometeram a gafe de lembrar que o aniversariante está em baixa, como fez Chico Buarque, o eterno arroz de festa do PT, um dos poucos artistas que sobraram da leva de artistas que no passado animavam as festas petistas. No vídeo, por sinal, o cantor parece bastante tocado e não é pela emoção.
O resultado patético dos vídeos deu destaque ao isolamento do ex-presidente. Não é de hoje a debandada de personalidades que antes paparicavam Lula, mas agora são pouquíssimos os que querem ficar perto dele. O esgotamento do chamado "efeito teflon", que impedia que os malfeitos do ciclo de governos petistas grudassem à imagem de Lula, teve outra má consequência. O próprio Lula afeta negativamente a imagem de quem chega perto dele, daí a ausência dos parabéns de figuras destacadas da política, do empresariado e da cultura. Sumiu aquele monte de gente que ficava em torno do Lula feito moscas. Nota-se a falta também de antigos amigos do Brahma, companheiros como José Dirceu, Delúbio Soares, André Vargas e tantos outros parceiros que ficaram para trás, alguns deles largados na cadeia. Lula teve um aniversário de 70 anos bastante chocho, o que até era esperado. A surpresa é que ele tenha resolvido fazer propaganda de seu isolamento político.
.........................

POR José Pires

Nenhum comentário: