terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Banalidades em primeiro plano

Já deve estar virando “viral” uma notícia que apareceu ontem, sobre a fala do promotor Rogério Zagallo sobre Encarnação Salgado, a desembargadora amazonense acusada de ter relações com a facção criminosa Aliança do Norte. A denúncia contra a desembargadora é séria e surgiu a partir de escutas telefônicas de conversas dela com bandidos. A polêmica criada artificialmente vem de um comentário do promotor na pagina de um amigo. No site da Veja, a revista afirma que ele disse que a desembargadora “tem carinha de zeladora”.

O promotor envolvido nessa mais nova tentativa midiática de criar polêmica realmente parece não ter muito cuidado com o que escreve, em razão do cargo que ocupa, o que pode ser visto em outras coisas escritas por ele. Mas a aparição desse comentário dele nada mais é que o exercício dessa forma cretina de jornalismo que vem tornando insuportável a internet brasileira — a não ser que o leitor seja um desocupado na busca de fofocas, maledicências, curiosidades e outras porcariadas tão habituais hoje em dia. Com isso, a nossa internet vem ficando ilegível. E dá para perceber que aos poucos os assuntos que realmente fazem sentido vão se tornando minoritários até em sites de publicações com uma certa tradição de credibilidade. Esta fenomenal estupidez já exige trabalho redobrado do leitor que não se contenta com inutilidades. Como o besteirol é publicado de cambulhada, encontrar algo que presta exige um brutal esforço.

A matéria da Veja é cheia de exageros, a começar pelo “tem carinha de zeladora”, colocado na chamada de página. Mesmo que fosse sua intenção, não foi isso que o promotor escreveu literalmente, como pode ser visto na imagem. O texto dele, aliás, permitiria uma defesa até muito fácil no caso de alguma ação jurídica. Mas não é só isso que caracteriza a fraude de mais uma daquelas jogadinhas infelizmente corriqueiras de um jornalismo ávido por mais e mais audiência. O comentário do promotor foi colhido na página de alguém que nem é uma celebridade. E no momento em que a Veja trabalhava sua pauta artificial o post tinha apenas 10 curtidas e o comentário menos ainda: apenas 2 curtidas. É o momento em que uma bobagem que morreria entre amigos pode tornar-se uma grande preocupação social. Além de também fazer um bandido virar vítima por uma mera tolice, como é costume político da notória hipocrisia da esquerda. Jornalisticamente é tudo uma farsa, porque é no próprio ato de noticiar que se acaba criando o fato.

Foi o que fizeram na matéria, flagrando o promotor em um comentário à toa na página de um amigo. E como era preciso esquentar o material, lá foi a Veja coletar mais deslizes dele: transcrevem então um antigo comentário pesado contra uma manifestação política. Nisso, cometem um grave erro de informação. A Veja escreve que os protestos de junho de 2013 levaram “milhões de pessoas às ruas das cidades do país”. As manifestações que levaram milhões de pessoas às ruas aconteceram depois desta, de junho de 2013, que era petista e teve mais bagunça do que gente. E o erro chega a ser suspeito, pois não pode ser uma simples confusão. No site da própria Veja o jornalista poderia constatar isso.

Essas manifestações que atrapalharam o promotor foram aquelas dos “20 centavos” da passagem de ônibus, quando os governistas deram um tiro no pé, apontando o caminho das ruas para as forças da oposição. Os protestos de junho eram governistas, no mesmo estilo dessa bagunça recente, quando tentaram criar confusão com as invasões e ocupações de escolas. Em junho ficaram longe, mais muito longe mesmo de “milhões” de manifestantes, um feito alcançado só pelas manifestações contra o governo do PT. E foi nesse movimento de junho de 2013 que apareceram os violentos "black blocs", com a tentativa de intimidação, a baderna e a violência próprias dos governistas.

Mas é o que dá essa forma de fazer jornalismo que empesteia a internet. Na época dos impressos nós tínhamos algo detestável também, que era o “jornalismo de gabinete”. O jornalista nem saía da redação ou fazia pesquisa séria. Montava o texto apenas com alguns telefonemas. A base da notícia era só o gogó de políticos ou de artistas. Hoje em dia temos o “jornalismo de teclado”. Que é ainda mais ridículo. O jornalista caça seus assuntos nas redes sociais e vai criando notícias a partir de twitters de artistas ou políticos, de comentários no Facebook e de qualquer outra banalidade catada na internet. Chamam isso de "viral". E pode ser mesmo definido como um vírus, que de fato vem contaminando a inteligência brasileira.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: