terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Trump e sua diplomacia da truculência

O decreto de Donald Trump restringindo a entrada de imigrantes deve ter sido festejado nas hostes do fundamentalismo islâmico. Com uma penada, Trump conseguiu muito mais para o terrorismo islâmico do que havia sido conquistado por eles até agora com suas ações. O objetivo do terrorismo é fazer os islâmicos acreditarem que os Estados Unidos são o "Grande Satã". Neste sentido as medidas despropositadas de Trump, além de seus discursos com acusações indiscriminadas, deu uma boa empurradinha, favorecendo a tese religiosa dos terroristas. O doido havia decidido vetar a entrada até de portadores de green card e depois teve que voltar atrás. O mundo reza para Alá, Deus, Buda e qualquer outra divindade, para que ele não tenha outras ideias parecidas para mais adiante.

Sem qualquer estratégia fora de seu instinto violento, a tendência era do Estado Islâmico ir se isolando e acabar derrotado não só militarmente como também no aspecto político. Com seus espetáculos de crueldade, o grupo terrorista já vinha sofrendo um repúdio geral no mundo. Mas aí chegou Trump com sua política externa de ares trogloditas, que pode mudar o vento, agora contra os Estados Unidos. Com as primeiras restrições, que o próprio governo não consegue justificar, a imagem dos americanos ficou feia. E o resultado quanto aos ataques terroristas é praticamente nulo.

Se continuar na mesma toada, Trump vai isolar os Estados Unidos, criando uma onda de animosidade não só entre os países de maioria islâmica, o que, aliás, já vem acontecendo. Basta ver a contrariedade de importantes países europeus, da China, do Canadá e até do Brasil. Ou entra logo alguém no governo Trump para lhe dar as necessárias lições de diplomacia, ainda que seja no âmbito de uma política conservadora, ou os Estados Unidos vão se alinhar ao Estado Islâmico em má imagem internacional. Estado Islâmico que, a propósito, agradece encarecidamente a truculência.
.........................
POR José Pires

___________________
Imagem- A Era Trump, esta semana na capa de uma das publicações mais respeitadas da Europa, a revista italiana L’Espresso

Nenhum comentário: