quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Embaixador francês nos EUA põe Bolsonaro em seu devido lugar

Alertei aqui na terça-feira que essas “lives” do presidente eleito Jair Bolsonaro são improdutivas do ponto de vista prático e podem gerar problemas sérios para ele e seu governo. Pois o embaixador da França nos Estados Unidos, Gérard Araud, respondeu aos ataques feitos por Bolsonaro em vídeo ao vivo, que usou para informar que vai revogar o acordo sobre imigração assinado pelo governo Temer junto à ONU. Na sua fala, Bolsonaro havia falado que por causa de problemas gerados pela imigração ficou “insuportável” viver na França. Reproduzida por agências internacionais, a declaração do futuro presidente brasileiro teve resposta do embaixador francês, que foi bem objetivo. “63.880 homicídios no Brasil em 2017, 825 na França. Sem comentários”, ele escreveu no Twitter.

Dada a importância da embaixada, a resposta pode ser vista como um recado do governo francês. E apesar da simploriedade do, digamos, pensamento bolsonarista, o atual governo da França não pode de forma nenhuma ser classificado como esquerdista. Muito ao contrário. A tuitada certeira do embaixador pode servir também para a equipe de Bolsonaro sentir como está a imagem de seu grande líder na Europa. Como diz a moçada, a coisa está tosca. O episódio mostra como o governo Bolsonaro vai se isolando internacionalmente, antes mesmo de começar.

Isso é consequência de um grupo político que tem dificuldade na diferenciação entre papéis políticos. Move-se ainda no automático, em ritmo mental de baixo clero, além de ter dificuldades graves de entendimento até de questões básicas de comunicação política. Em meio a uma transição de governo, rumo a uma administração que com certeza vai encontrar dificuldades jamais vistas anteriormente neste país, em vez de ocupar seu tempo na organização para o enfrentamento do que deve vir pela frente, o futuro presidente se encarrega de arrumar mais encrencas.

Aqui não vou entrar no mérito do posicionamento ideológico de Bolsonaro e de sua equipe, embora eu ache um despropósito a maioria do que dizem que vão fazer. Ele foi eleito para colocar em prática suas ideias. Avalio apenas sua forma de colocá-las em prática, até aqui com efeitos desastrosos mesmo no sentido de suas intenções. Nesse bater de cabeças os bolsonaristas são muito parecidos com petistas. Uma coisa é fazer um esforço de governo para obter vantagem em compromissos internacionais, nos negócios e na política, usando os meios diplomáticos para defender o interesse brasileiro junto aos governos e países estrangeiros. Outra, bem diferente e no geral desastrosa, é um presidente comportando-se como um adolescente em busca de fama rápida como youtuber em vídeos improvisados. É o que Bolsonaro parece nesses vídeos. E vou dizer outra coisa, mesmo para um youtuber a performance está uma porcaria.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: