segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Desvalorizando a autoria

O PT anda perdendo o traquejo na propaganda, área para a qual sempre teve especial atração, sempre fazendo aquelas jogadinhas manjadas de relacionar fatos e desejos com o número do partido e a estrela da bandeira vermelha tomada emprestada de histórias revolucionárias em que houve coragem verdadeira. Mas foi só pra roubar que os petistas acenaram com tantos símbolos históricos da esquerda mundial, até mesmo o punho pro alto. Puxa vida, mas usar isso para prisão de político gatuno? Pobre de quem morreu no passado em nome dessas marcas simbólicas.
Mas eu dizia que o PT vem se distraindo na atenção ao uso do simbolismo para se reforçar junto ao eleitorado. Agora, nesta sexta-feira, quando o Brasil entrou oficialmente na recessão, eles fizeram tudo errado. E não é pouca coisa essa façanha petista de enfiar o país num poço onde cavaram fundo de sobra para o nosso sofrimento. Só o PT mesmo para levar à falência um país que pegaram com uma estrutura econômica relativamente arrumada e que no decorrer desta crise (que vem bem antes de agosto do ano passado, ao contrário do que diz a presidente Dilma) teve tantas possibilidades de criar uma base sólida para enfrentarmos estes tempos difíceis. Foi uma grande façanha. Um fracasso como nunca se viu. E o partido não está sabendo aproveitar o efeito disso.
É evidente que o dia escolhido para a entrada na recessão devia ter sido outro, assim como é também muito óbvio qual seria o número perfeito. Agosto é um mês bom para entrar numa recessão e apesar do dia 13 ter caído numa quinta-feira e não na sexta, essa data daria ao brasileiro uma memorização muito forte do número da legenda que até agora vivia de lendas e acabou metendo a cabeça dura na ainda mais dura realidade. Entrar oficialmente na recessão junto com o início do estouro da bolha chinesa também não foi uma boa sacada. É essa mania de não ter meta, sempre à espera de dobrar a mesma meta. Quem é que vai prestar atenção em um orgulhoso vira-lata com suas pulgas vermelhas quando um dragão despenca dos céus? Como se vê na imagem com o recorte do jornal espanhol "El Mundo", o mundo não deixa de estar atento ao Brasil entrando no vermelho. Mas fomos só pras páginas internas. Não dá pra competir com a China nem em falência.
Sinceramente, o PT não está sabendo aproveitar esse resultado prático do projeto revolucionário do partido, a criação de uma crise como nunca se viu neste país. Os incompetentes dos tucanos jamais teriam a capacidade de legar às novas gerações herança tão maldita quando esta feita por Lula e Dilma. No entanto, não sei se o marqueteiro João Santana anda ocupado demais ou numa fase pouco criativa, mas o fato é que os petistas não estão explorando bem esta culminância histórica do projeto de governo do PT. Com o perdão do uso da palavra neste momento de tamanha dureza: é preciso capitalizar mais o resultado, companheiros.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: