quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O governo de absurdos de Michel Temer

O Brasil já suportou nos últimos anos muito governo que é uma piada de mau gosto, mas em matéria de cretinice esse governo de Michel Temer parece insuperável. Mesmo com um mandato menor que todos os outros, Temer vem liderando em vexames de aliados e também com os papelões protagonizados por ele mesmo, às vezes em encontros noturnos. O país do “rouba, mas faz” tem agora o governo do “rouba, mas faz gargalhar”. Qual é o governo em que o braço direito do presidente da República saiu em uma corridinha pela calçada, puxando uma mala cheia de dinheiro? Só o do Temer. E em qual governo o escândalo entra pela garagem do palácio habitado pelo presidente? Dele, Temer, claro. No governo de Lula fez-se muita besteira, roubou-se bastante, da mesma forma que no governo de sua sucessora, a impagável Dilma Rousseff. Mas Temer vem superando esses desastres dos antigos aliados, mostrando ainda mais capacidade de ser grotesco.

Parece que as piadas são trabalhadas por um roteirista de humor, preocupado em ressaltar os contrastes e expor situações absurdas que deixem muito claro a falta de seriedade. Mas pode ser que estejam pesando a mão. As cenas são exageradas, de forma que se não fossem a pura realidade deste governo, teriam de ser amenizadas para ficarem mais aceitáveis como ficção. Não seria fácil para um roteirista fazer emplacar numa ficção a ideia de um ministro do Trabalho que perdeu na Justiça uma ação trabalhista por não registrar com carteira assinada um empregado. Esse escritor se complicaria ainda, caso juntasse ao roteiro o mesmo ministro sentando a lenha na Justiça do Trabalho em uma cena de lazer filmada em um iate, evidentemente depois de uns bons grogues, com vários parceiros ao lado da autoridade, todos na maior intimidade, em traje de banho e peito depilado, usando de credibilidade para dar uma força: “Quem é que já não foi processado por um trabalhador? Eu já fui, ele também, todos nós”.

E imaginem se o nome da personagem fosse Cristiana Brasil e ainda por cima com essa figura brigando até no STF para se manter no cargo. Tudo ficaria muito fora da realidade. Tem esse nome de fantasia, chavões demais em cena, situações improváveis, não daria para colocar no ar. Será que a plateia de um programa de humor aceitaria o que o governo Temer vem sendo na realidade? Do jeito que as coisas andam, com uma patetice atrás da outra, até fica parecendo que tudo é uma armação combinada de Temer com o ex-presidente Lula e a ex-titular de sua chapa, que sofreu impeachment. É tanta besteira desde que Temer assumiu o cargo, que dá para acreditar que esse presidente trabalha para amenizar a desastrosa imagem dos outros dois, com o objetivo de desviar a atenção do pesadelo que foi o período do PT no governo. Com tanta teoria da conspiração por aí, por que não mais esta? Pelo menos serviria para Michel Temer parecer menos idiota.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: