quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O Dia dos Pais desmoralizado pela Justiça brasileira

A situação da Justiça brasileira é tão degradada que dá a impressão de que as autoridades fazem até ironias com a maioria da população que vive com honestidade, não por medo de ir para a cadeia, mas por um senso moral que vem da própria formação. Não estou falando só da moleza com que o condenado Lula vem sendo tratado, mesmo que isso também venha dando a impressão de que gozam com a nossa cara. O quadro é mais amplo, embora o chefão petista tenha hoje em dia um papel definidor do futuro da criminalidade.

A piada pronta do dia, a zoação grosseira com os brasileiros que respeitam o próximo, é a notícia da saída de Alexandre Nardoni da prisão para curtir o Dia dos Pais. Desde abril o paizão está no regime semiaberto, por isso a saidinha. Todo mundo sabe de quem se trata, mas cabe um rápido histórico. Ele participou da morte da própria filha, uma criança de seis anos, junto com sua mulher Anna Carolina Jatobá, que não era mãe da menina. Os dois foram condenados em 2008. Ele pegou 30 anos e dois meses de prisão, mas quem é que cumpre a pena integralmente neste país? Nem os criminosos mais cruéis. Também escapam do rigor chefes políticos como Lula, responsável por uma escalada de imoralidades com o dinheiro público que jogou o Brasil em uma condição desesperadora, da qual será difícil o país se safar.

Mas voltemos ao outro condenado, o Nardoni. Depois de ser espancada e asfixiada, sua filha foi jogada inconsciente do sexto andar do apartamento onde morava com ele e Anna Carolina Jatobá, que também aproveita a saidinha de Dia dos Pais. Ela faz isso desde 2017. Foi condenada a 26 anos e oito meses de reclusão por um crime de uma crueldade absurda, mas já está sendo tratada como se tivesse cometido uma infração menor. Obteve progressão de regime antes do parceiro, em 2017. Também está no semiaberto. Pelas leis brasileiras, logo mais ambos estarão soltos. Esta falta de rigor soa como um aceno para a liberação dos piores instintos de uma coletividade, podendo ser um estímulo a esta impressionante quantidade atual de crimes absurdos.

A saidinha de Nardoni de Dia dos Pais deveria servir de alerta para o que pode vir por aí, caso dê certo a reação que estamos assistindo contra a Lava Jato, que junta a esquerda brasileira com seu “Lula livre”, mais uma cambada de corruptos, para dar uma amaciada no cumprimento da lei neste país. O clima de impunidade não se estabelecerá apenas na política. A partir da desmoralização da Lava Jato querem anular a prisão em segunda instância e acabar com o rigor instituído contra crimes de colarinho branco e se houver este amaciamento, com certeza vai se estender para os demais crimes. Até criminosos doidos se sentirão liberados. Se essas figuras nefastas vencerem, a vitória será também do pessoal que toca o terror contra as pessoas de bem.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: