sexta-feira, 10 de junho de 2011

Afinal surge a Dilma da Dilma

Tenho a certeza de que muitas pessoas sensatas devem ter a mesma impressão que eu tenho e se perguntarem se o que ouvem é mesmo verdade, que vão convidar a ex-senadora Ideli Salvatti para o ministério das Relações Institucionais, uma pasta essencial para a articulação com a classe política e também com os partidos.

Mas parece ser isso mesmo. Na internet até já se lê a justificativa da presidente Dilma Rousseff: "Ela [Ideli] tem personalidade, tem autoridade, é firme". Parece mesmo uma avaliação da Dilma, que tem o estilo brucutu de elogiar indivíduos de uma forma que parece estar dando um pito na equipe toda. Se para nomear a Ideli Salvatti para o ministério contam essas qualidades básicas de qualquer dirigente, então parece que Dilma está dizendo que o resto da sua equipe carece dessas coisas.

Como todos sabem, gosto de ajudar o governo, por isso já voi dizendo que a idéia é uma besteira sem tamanho, ainda mas que a Ideli Salvatti está tão bem no ministério da Pesca. Já explico: lá na Pesca ninguém ouve falar dela e o melhor para o governo é que alguém como a ex-senadora desapareça de vista.

Bem, eu sou contra só porque não tenho interesse direto na questão, mas quem sabe que pode colher muita coisa no maremoto que virá se Ideli Salvatti trocar as pescarias pelo ministério das Relações Institucionais até tem que se segurar para não aplaudir aos berros.

O vice-presidente Michel Temer já deu seu apoio. "Presidente, o PMDB lhe deixa à vontade. Quem a senhora escolher terá nosso apoio", ele disse. Bem, Temer aplaudiria até se a Dilma escolhesse o Delúbio Soares. Já faz décadas que o vice-presidente, ele e seu PMDB, estão trabalhando com as circunstâncias críticas dos governos para irem se fortalecendo. Em alguns casos até empurram governantes para decisões insensatas que aumentarão o poder deles mais adiante.

E o Temer, não sei não, nada a ver com essa troca de ministros, mas dá a impressão de que ele sabe de algo mais, talvez relativo à saúde de alguém, que o tem deixado bastante tranquilo quanto a seu futuro.

Mas, voltando à Ideli Salvatti e já que falam tanto na tal "Dilma da Dilma", ela é a tal da "Dilma da Dilma", pelo menos na grosseria pessoal e numa incapacidade pessoal que brota pelos poros, o que talvez seja de fato a força de atração que junta as duas.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: