terça-feira, 10 de abril de 2012

Mais do mesmo

No final de março houve eleição para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. A vitória foi da chapa da situação, que traz o mesmo grupo que aparelha o sindicato em conformidade com os interesses políticos hoje centrados no governo do PT. Desde a primeira eleição de Lula, este sindicato tem estado sintonizado com os planos do governo de controle da informação, camuflados de diversas formas.

A chapa de oposição que perdeu a eleição também não era grande coisa. Era formada por gente do Psol e tinha como candidata a presidente a assessora de imprensa do deputado federal Ivan Valente (Psol-SP). A assessora de um deputado ter a chance de ser presidente de um sindicato é algo bastante revelador do estado em que está a representação profissional no Brasil. Mas, dentro do quadro que já não é bom, louve-se ao menos a sinceridade da candidata na exposição de seus vínculos, algo que faz falta na chapa vencedora.

Outro dado que chama a atenção ao aspecto da representatividade dos sindicatos no Brasil é a votação final desta eleição. Foram 1.143 eleitores no total, sendo 643 votos na chapa vencedora e 500 para a outra chapa. E isso num estado que tem 6.300 jornalistas, contando apenas os que trabalham com a carteira assinada. O dado é da Federação Nacional dos Jornalistas.

Com estes números é de se perguntar o que representa de fato a diretoria de tal sindicato. Além é claro, dos interesses do partido que hoje está governo.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: