quarta-feira, 25 de abril de 2012

Registro no Facebook

O Facebook acaba criando fatos políticos interessantes por meio das mensagens trocadas entre as amizades da rede. Foi o que aconteceu nesses dias em Londrina, no Paraná.

O prefeito da cidade, Barbosa Neto (PDT), tem andado bastante encrencado em várias denúncias de corrupção. Uma delas motivou o pedido de mais uma Comissão Processante (CP), que pode cassar seu mandato. Esta já é a quarta.

Na última quinta-feira era para acontecer a votação da CP, mas isso acabou não ocorrendo porque um vereador faltou à sessão. O faltoso foi Eloir Valença, vereador que se elegeu pelo PT e hoje está no PHS. O sumiço de Valença levantou a suspeita de que ele tivesse feito um acerto para votar a favor do prefeito, ajudando a barrar a investigação da Câmara.

É claro que a atitude do vereador acabou afetando negativamente sua imagem política. Mas se a coisa já não estava boa para Valença, depois aconteceram coisas que pioraram ainda mais a sua situação.

Nesta terça-feira um ex-secretário do prefeito foi preso pelo Gaeco acusado de subornar um vereador para que ele votasse contra a CP. O ex-secretário preso em flagrante é Marco Cito, pessoa tão próxima de Barbosa Neto que havia deixado o cargo para coordenar sua campanha de reeleição. Junto com Cito, foi preso também Ludovico Bonato, que teria sido parceiro do ex-secretário no crime de suborno.

Cito e Bonato foram presos depois de tentar subornar o vereador Amauri Cardoso (PSDB), que junto com o Gaeco gravou e filmou tudo. Após a prisão, Cardoso disse em entrevista que outros vereadores também teriam sido subornados para votar contra a instalação da CP.

E aí é que entra o Facebook na história. Agora encontraram uma mensagem de Ludovico Bonato postada na página do vereador Eloir Valença, aquele que havia tomado chá de sumiço, prejudicando a votação da CP na quinta-feira. Conforme pode-se ver na imagem, Bonato levanta a moral do vereador, que estava sendo muito criticado por ter desaparecido num momento tão importante. É coisa de chapa mesmo. Será um pecado se Valença não retribuir o apoio moral indo fazer pelo menos uma visita na cadeia ao amigo de Facebook.
.....................
POR José Pires

ATUALIZAÇÃO: O prefeito Barbosa Neto (PDT) teve o mandato cassado em 30 de julho de 2012.

Nenhum comentário: