sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Barriga histórica

"Barriga" é um termo jornalístico brasileiro que significa dar uma notícia falsa. Não sei como é que se diz isso em espanhol, mas ontem o jornal El País cometeu uma barriga enorme e que deve marcar negativamente a história do jornal. Eles publicaram uma foto de um homem em uma cama de hospital como se fosse a imagem de Hugo Chávez hospitalizado em Cuba (veja na imagem).

A história desta tola publicação está toda mal contada, inclusive na nota publicada no site do jornal que a direção se apressou em postar logo que perceberam a besteira feita. O texto afirma que a imagem ficou apenas cerca de uma hora na internet e não foi para as ruas na edição impressa. Isso mesmo: chegaram a imprimir a foto com a notícia falsa, mas paralisaram logo a distribuição para substituir a edição.

A nota diz ainda que o diário “abriu uma investigação” para determinar como foi que isso aconteceu e os erros na identificação da fotografia. É nessa hora que a gente dizia nas antigas redações que ia sobrar para o office-boy. E também é aí que a história fica ainda mais estranha e nada exquisita (que é uma coisa “bonita”, em espanhol). A desculpa é feia. Quem conhece bem como funciona uma redação sabe que uma notícia dessas não vai para um site e muito menos para uma edição impressa sem o conhecimento dos que têm alto mando e responsabilidade sobre a publicação. É caso até para acordar o dono do jornal de madrugada. Além disso, o jornal informa que a foto veio da Gtres Online, uma agência desconhecida que tem um site na internet repleto de fofocas sobre celebridades.

É provável que a publicação da foto falsa seja resultado da pressa em dar primeiro uma notícia supostamente espetacular. Esta é uma atitude antiga da imprensa e que se agravou bastante com a invenção da internet. E digo “agravou” porque esta tola presunção de que é preciso saber rápido das coisas acaba dando ao leitor um monte de notícias fragmentadas, num conteúdo difícil de juntar para uma análise séria sobre o que acontece. Isso quando não resulta numa besteira como a publicação desta foto.

E o pior é que este fato mancha a história de um bom jornal, que faz uma ótima cobertura sobre a América Latina e tem noticiado de forma correta os acontecimentos na Venezuela desde antes da doença de Chávez. A notícia falsa deu também uma chance para os partidários do presidente venezuelano se vitimizarem, eles que comandam hoje um regime autoritário tão bem articulado que permite até que haja eleição para manter no poder sempre o mesmo ditador.
.....................  
POR José Pires

Nenhum comentário: