segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Em família

A notícia de que a coordenação da campanha campanha presidencial de Aécio Neves seria assumida por sua irmã, Andrea Neves, chama a atenção sobre um estilo de fazer política e de governar. Será difícil saber se Aécio pretendia de fato colocar a própria irmã num cargo desses, pois a notícia pegou mal e ele logo veio a público desmentir a nomeação, dizendo que sua irmã “só ajudará na comunicação”. O tucano ressaltou que “é a área dela e algo de que ela entende”. Só faltou a justificativa de que o elogio não é só porque ela é irmã dele.

Mas não é só esta entrada em cena de Andrea Neves que revela uma forma de ver a administração pública como uma ação de benefício entre familiares. O que dá o toque sobre o estilo do tucano mineiro é uma informação que ele mesmo trouxe durante o esclarecimento sobre a entrada da irmã na coordenação de campanha. Antes disso, ela estava na presidência do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), um órgão do governo mineiro. Vale lembrar que Aécio Neves foi governador de Minas Gerais por duas vezes consecutivas e fez como seu sucessor o atual governador, Antonio Anastasia.

Com a saída de Andrea Neves do cargo no governo mineiro quem é que foi para a presidência do Servas? Vamos deixar o próprio presidenciável responder, o que ele fez de forma espontânea: "Ela deixou o posto para que a mulher do vice-governador Alberto Pinto Coelho pudesse assumir e ficar um ano no cargo". Este é o estilo de que estou falando.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: