terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Levantando altas granas

A militância petista está toda prosa com o sucesso da arrecadação de grana feita por um site aberto pelo mensaleiro condenado José Genoino. Comemoram a arrecadação de mais de 700 mil reais em menos de uma semana. Vai sobrar dinheiro até para a compra de uma capa melhor pro mensaleiro. Marketing exige um bom designer. O grande Jack Kirby é que entendia de uniforme de super-herói. O desenhista americano foi o criador do Capitão América, Thor e tantos outros. É o inventor da iconografia do super-herói de quadrinhos. Ele já morreu, mas sempre dá para fazer algo inspirado nas suas formidáveis criações. Nada contra bordados toscos feitos com carinho, desde que seja na intimidade do lar. Para sair voando em público a aparelhagem tem que ser profissional. Agora com dinheiro sobrando (por Odin!, ou melhor, por Midas!) o mensaleiro chorão pode ter coisa melhor.

Mas, voltando aos rojões da militância, para mim estão comemorando um tiro no pé. Divulgou-se que a campanha é da "Família Genoino" e a imprensa caiu nessa lorota. Então para juntar uma fortuna dessas bastou a família passar o chapéu? Hmmm, conta outra. Desde que percebeu que seria condenado pela Justiça como um dos chefes do esquema montado pelo PT que Genoino vem tentando usar a própria família como escudo moral de suas ilegalidades no cargo de presidente do partido. Usar a família é coisa banal entre corruptos. O próprio deputado Donadon, o primeiro parlamentar presidiário do país, recentemente fez isso em discurso na Câmara, onde chegou sob a guarda da polícia e depois voltou para a prisão. Está lá até agora, ainda como deputado na mesma penitenciária em que está preso o companheiro de base aliada Genoino.

Genoino e os que o cercam podem pensar que com a história da arrecadação estão praticando alta filosofia política. Mas estão enganados, isto é só tática eleitoral da mais baixa extração. Já faz tempo que os dirigentes do PT vêm usando instrumentos de tática eleitoral de forma abusiva e vão com isso causando uma confusão danada na imagem do partido. Muito do que eles têm feito nos últimos tempos tem mais a ver com bolação de marqueteiro e é de pouca serventia na construção partidária. Ao contrário disso, acabou inviabilizando de forma irremediável a visão do PT como algo diferente. Com isso, não podem mais sair do poder, pois acabarão como um partido a mais, com um grande risco de diminuir bastante. Vivendo de táticas menores o partido perdeu o controle da estratégia que o levou ao poder.

Mas neste caso da extraordinária arrecadação de fundos para o pagamento da multa da condenação já começam a surgir correções drásticas no discurso político de Genoino. No agradecimento assinado pela "Família Genoino" já não aparece mais a qualificação do mensaleiro como "combatente pela democracia". Mexeram bastante no texto original e isso foi feito evidentemente depois da percepção de que aquela coisa de lutar "pela democracia” numa guerrilha maoista abria espaço de crítica em respeito à inquestionável verdade histórica. Agora o mensaleiro condenado "luta por causas, sonhos e projetos coletivos". É outra coisa, apesar de ser de uma generalização que nada diz. Na definição dá para encaixar Hitler, Stálin e Churchill ao mesmo tempo. Serve até para os dois ídolos de Genoino quando ele lutava na década de 70 no Araguaia por "causas, sonhos e projetos coletivos". Era isso que também os movia. Ambos eram ditadores malucos que mataram muita gente: Enver Hoxha, da Albânia, e Mao Tsé-Tung, da China.
___________________
Imagem - No desenho do grande Jack Kirby, a cara de pau do mensaleiro José Genoino

Nenhum comentário: