segunda-feira, 17 de março de 2014

Papelão no exterior

Saiu mais uma boa peça de comunicação sobre o vergonhoso apoio do governo do PT à ditaduras pelo mundo. O cartaz que publico aqui vem da Venezuela. Até agora já foram mortos 28 venezuelanos nas ruas e muitos estão presos, sabe-se lá em que condições. O cartaz já corre o mundo, é claro. É verdadeiro na denúncia da contradição do comportamento da presidente Dilma Rousseff em relação ao que acontece atualmente na Venezuela. O incentivo à imposição de um regime fechado na Venezuela não é de hoje. Para favorecer o chamado governo bolivariano, que na época estava com Hugo Chávez, abriu-se até uma brecha fora de propósito para encaixar a Venezuela no Mercosul.
Antes disso, em 2005, o então presidente Lula chegou a dizer durante solenidade de assinatura de um acordo entre as estatais de petróleo brasileira e venezuelana que a Venezuela tinha democracia "em excesso". O Brasil levou na cabeça neste acordo comercial, em prejuízo que tem sido comum nos apoios do governo do PT a ditadores pelo mundo. Não sei se existe algum lucro pessoal para os nossos dirigentes, mas não há dúvida de que o Brasil só perde. Os petistas perdoaram dívidas até de países africanos dominados há décadas por cleptocracias. Até o momento já foram perdoados US$ 900 milhões, em acordos que servem apenas para o fortalecimento de ditadores. Este dinheiro que o Brasil colocou naqueles países já havia sido embolsado por dirigentes africanos corruptos.
Temos também o apoio extremado ao regime dos irmãos Castro, na relação de estranha submissão do PT a Fidel Castro, um domínio sobre o qual talvez um dia surjam explicações do que houve nos bastidores. Tem que esperar a democracia na ilha. O nosso BNDES já despejou US$ 957 milhões no famoso Porto de Mariel. Custa caro o apoio ao regime cubano, uma ditadura que já dura mais de 50 anos e vive em estado falimentar desde o final da subvenção que vinha da extinta União Soviética. Também aqui no nosso continente, Evo Morales pegou para a Bolívia um belo pedaço da Petrobrás.
O apoio a ditaduras na América do Sul e na África custa muito dinheiro e afeta negativamente a imagem do nosso país no exterior. Pelo mundo afora o Brasil vem ficando conhecido como um país aliado aos destruidores de democracia. Este cartaz que já se multiplica pela internet é apenas a expressão do estrago que o governo do PT vem fazendo na imagem internacional do Brasil.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: