quinta-feira, 20 de março de 2014

O tucano e suas alegres companhias

Está sendo bastante compartilhada uma foto do tipo "lenda da internet", pelas dúvidas que aparecem sobre sua veracidade. Andam dizendo que é uma manipulação de photoshop para atacar a imagem de Fernando Henrique Cardoso, já que na cena ele confraterniza alegremente com Fidel Castro e Hugo Chávez. Existem versões que dizem até que colocaram a cabeça de FHC no corpo de Lula, mas seria um trabalho muito difícil eliminar no computador o barrigão do Lula. Ora, a foto é verdadeira, sim, e tem até uma cena mais animada entre o tucano e Castro, como pode ser visto na imagem.
Porém, nem seria preciso uma análise técnica para saber que a foto é mesmo do então presidente brasileiro confraternizando de forma efusiva com Chávez e o ditador cubano. O encontro foi muito importante na época e FHC devia sua euforia ao alívio da inauguração da linha de transmissão de energia entre Venezuela e Brasil. Seu governo estava no auge do famoso apagão. No mês anterior havia sido decretado um corte obrigatório no consumo de energia. O encontro entre os três foi no dia 13 de agosto de 2001 e Fernando Henrique Cardoso estava mesmo rindo à toa. Era uma boa notícia no meio do caos.
Não tenho objeção a quem acha que um presidente brasileiro deveria ter um comportamento ao menos mais discreto num encontro com Fidel Castro, mas é preciso observar as diferenças práticas do governo dos tucanos com o governo do PT em relação à ditadura cubana. É bem antiga a relação direta do PT com o regime cubano. Quando foi presidente da República, Lula compareceu sempre com muito gosto ao lamentável beija-mão a Fidel Castro. Mesmo depois de sair da presidência, Lula esteve várias vezes em Cuba e fez questão de distribuir fotos do beija-mão com o ditador. Como presidente, o apoio de seu governo ao autoritarismo na ilha foi total. Lula também fez até aquela famosa declaração colocando os presos políticos de Cuba no mesmo nível dos presos comuns do Brasil. Seu governo também deportou para Cuba os dois boxeadores que, estando no Brasil, tentaram fugir da ditadura de Fidel Castro.
A sucessora de Lula segue a mesma conduta de subserviência. A presidente Dilma Rousseff despejou através do BNDES uma dinheirama no Porto de Mariel, uma verba que o país terá dificuldade para receber de volta. E Dilma também comparece disciplinadamente ao beija-mão com Fidel Castro. Ela esteve em Cuba no final de janeiro e fez questão de distribuir foto promocional do encontro, o que no aspecto oficial não faz sentido. Dilma esteve na ilha como presidente e Fidel Castro já passou o governo para o irmão, Raul Castro. A deferência faz suspeitar de alguma grande dependência política do PT com Castro.
A divulgação da foto parece vir naquela manjada linha petista do "todo mundo é patife igual a nós", mas não cola. Da parte do governo tucano jamais houve apoio algum às graves transgressões aos direitos humanos em Cuba. E cabe também lembrar que Chávez ainda não tinha aprontado no governo. Na verdade a foto serve mais como uma má lembrança aos petistas, que é da dívida política que Hugo Chávez teve em vida com Fernando Henrique Cardoso. Menos de um ano depois dessa foto houve na Venezuela a tentativa de golpe e Fernando Henrique Cardoso teve uma pronta reação contrária à deposição de Chávez. A atitude imediata do presidente brasileiro foi essencial para a derrota dos golpistas venezuelanos.
.....................
Por José Pires


___________________

Imagem - Hugo Chávez, Fidel Castro e o então presidente Fernando Henrique Cardoso, rindo à toa.

Um comentário:

Anônimo disse...

FHC também tem um dedinho a menos na mão direita ? Veja na imagem!