sábado, 4 de abril de 2015

Inovando a corrupção

O PT costuma tentar escapar de sua responsabilidade sobre a corrupção no Brasil com aquela justificativa safada de que todos os partidos fazem a mesma coisa, mas a verdade é que o papel do partido do Lula na maracutaia nativa é de destaque não só pelo volume de dinheiro nunca visto em roubalheiras da nossa história como também na sistematização igualmente inédita da corrupção, como era o mensalão, criado para submeter o Congresso Brasileiro ao projeto de poder do partido. O esquema foi desmontado pela Justiça e agora reapareceu com objetivos semelhantes neste saque à Petrobras. É claro que o negócio é meter dinheiro público no bolso, porém sem nunca esquecer a sustentação financeira e política do projeto de poder do partido

O partido sistematizou de tal forma a corrupção que o mensalão era dividido em núcleos — político, financeiro e publicitário — que operavam em conjunto na coleta do dinheiro, na sua operacionalização e no suborno de parlamentares. Não foi o PT que criou a corrupção e ninguém vem acusando disso o partido, mas nunca antes na história deste país um partido havia estabelecido tal sintonia para o roubo aos cofres públicos. Na roubalheira na Petrobras vê-se o mesmo capricho organizacional. A corrupção tinha até tabela, em que evidentemente o partido de Lula ficava com a parte do leão. Ou melhor, dos ratos mais graúdos.

Os petistas dão o máximo nas maracutaias. Se esse pessoal usasse para governar o empenho aplicado em roubar é provável até que fizessem um governo de muitas realizações. E a gente está sempre se surpreendendo com as inovações dos companheiros. Nesta semana apareceu mais uma em um depoimento do doleiro Alberto Yousseff à Justiça Federal. Ele disse que as propinas costumavam ser depositadas no exterior, mas que já havia mandado entregar uma grande soma de dinheiro na porta do prédio do Diretório Nacional do PT, em São Paulo. Eu não disse que eles dão tudo de si para aprimorar a corrupção? Pois inventaram a propina-delivery.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: