quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Impeachment para dois

Estou desconhecendo o PMDB e ainda mais políticos como Michel Temer. Como é que um partido tão escolado não se apercebe logo em bloco que, além de abrir caminho para o Brasil sair do sufoco, o impeachment pode ser também a saída do PMDB dessa encrenca que virou sua aliança com o PT pelo poder? Os peemedebistas descuidaram da proposta de impeachment e até ajudaram o governo do PT a sobreviver um tantinho a mais, naquele jeitão dos petistas de enfrentar problema na porrada, se encrencando depois com quem até então estava fora da briga. E a cambada de tontos do PMDB corre o risco agora de perder tudo, com a anulação por completo da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. O vice-presidente descuidou-se do verbo que está em seu sobrenome.
Não existe possibilidade do país sair da crise sem tirar primeiro o PT do poder. Isso a maioria dos brasileiros já percebeu. Essa consciência já atinge até as pessoas com menos informações, na massa de brasileiros carentes até do mais básico da vida, que por isso mesmo caiu na enganação dos patifes vermelhos que se fingem de bonzinhos com os pobres. Até o empresariado brasileiro já percebeu que com o PT não dá. E o nosso empresariado como classe é tão despreparado — sem visão política própria e sem vergonha — que não se defende nem de partidários de ideias políticas historicamente contrárias a qualquer tipo de iniciativa individual. Ou iniciativa privada, como queiram.
Há mais de uma década o empresariado brasileiro aceitou passivamente o PT, aliás como costuma aceitar qualquer patifaria que tenha poder sobre o Estado e dê uns pixulekos institucionais para a categoria e muita grana para uns poucos barões industriais. Demorou, mas até o empresariado percebeu o erro. E do pior modo. Atingidos no próprio capital. Deixaram a coisa ficar muito grave e por isso muitos perecerão irremediávelmente. Com ou sem PT no poder. É o ritmo da história. Investimento político errado tem que ser pago.
Mas eu falava que o PMDB perdeu sua histórica agilidade, sempre admirável ainda que raramente tenham decência no meio e nos fins. É a gordura do poder. Houve um descuido com as etapas dos processos contra Dilma em suas instâncias diferentes. Além da questão no Congresso Nacional tinha o problema com o TCU, assim como tem o problema no TSE, que pode eliminar Dilma e Temer numa tacada. E foi do próprio vice-presidente o erro de não se descolar a tempo dos companheiros. Ele e sua turma de peemedebistas, embalados no derradeiro pixuleko de ministérios, deixando-se levar pelos petistas com aquele excesso de confiança que sempre estraga tudo. Agora pode ser que não tenha jeito para o PMDB se safar e eu acho isso muito bom. É sempre muito educativa a obrigação de pagar pelo investimento errado.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: