sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Lula e a culpa do poste

Quem ainda defende Dilma Rousseff, que se prepare, porque parece que para Lula seu governo subiu no telhado feito o gato da anedota. O ex-presidente já começa a colocar a culpa em sua sucessora pelo insucesso do projeto petista de poder. Bem, para quem até já estabeleceu como estratégia de defesa jurídica botar a culpa na falecida mulher, Marisa Letícia, até que demorou em apontar o dedo para seu poste. O assunto entrou na pauta de Lula em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, publicada no último domingo.

Lula afirma que eles começaram a perder credibilidade com o anúncio de ajuste fiscal feito por Dilma. Com isso, conforme suas palavras ao jornal espanhol, “o eleitorado que a elegeu em 2014, para o qual havíamos prometido que manteríamos os gastos, se sentiu traído”. O chefão petista fala de outros assuntos atuais, como a crise na Venezuela, o governo de Donald Trump e até da crise na Catalunha. Nas suas respostas deve ter feito ao menos um bem ao povo espanhol, que precisava mesmo desopilar o fígado. Em meio aos problemas com o nacionalismo catalão umas risadas podem fazer bem.

Sobre Nicolás Maduro, claro que Lula passa longe do autoritarismo cruel do ditador bolivariano. Merece ser transcrito na íntegra o que ele diz sobre a matança na Venezuela: “Não entendo por que a Europa se preocupa tanto com Maduro, afinal ele foi eleito democraticamente e os venezuelanos têm que resolver seus problemas entre eles”. Já sobre Trump ele vem com uma piada pronta. Disse que fica surpreso com o presidente americano se pondo a falar sobre tudo. E indagado pelo entrevistador sobre sua opinião quanto ao problema com o separatismo na Catalunha, não se contentou em tratar o assunto de forma geral. Resolveu dar um conselho ao rei Felipe VI, por quem, bem a seu modo, disse conhecer e “ter muito carinho”. Como não podia deixar de ser, o “conselho” que ninguém pediu é banal. Para ele, o rei tem que exercer “papel de mediador”.

Tem mais outras patacoadas na entrevista ao El Mundo. Como eu disse, Lula pelo menos ofereceu aos espanhóis a chance de espairecer um pouco de seus problemas dando umas gargalhadas. No entanto, na política nacional já fica claro que o governo Dilma entrará na pauta petista como bode expiatório da derrocada do projeto petista. A culpa é do poste. E para manter esse discurso é evidente que Lula já deve ter à mão um monte de recibos falsos para mostrar como prova.
.........................
POR José Pires

______________________

Nenhum comentário: