quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

As incompatibilidades e amores dos petistas com juízes

É engraçado acompanhar as oscilações de humor dos petistas em relação aos membros do Supremo Tribunal Federal, o nosso STF. O ministro Luiz Fux é o alvo da vez, depois de seu discurso na posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, quando disse que o tribunal será “irredutível” na aplicação da lei da Ficha Limpa. O recado é direto para o caso do ex-presidente Lula, que teima em ser candidato para tentar fugir da cadeia.

Desde essa fala, Fux vem sendo destratado pelos petistas, que infernizam as redes sociais em número cada vez menor, mas sempre com aquele destempero próprio da esquerda, sem a mínima preocupação com suas terríveis contradições. Este ministro é de nomeação da presidente Dilma Rousseff, o que em razão da agressividade das críticas dos petistas atinge em cheio sua capacidade política. Dilma escolheu mal, é o que parecem dizer.

Creio que um petista deveria ponderar sobre a responsabilidade do partido na qualidade das nomeações para qualquer tribunal. Afinal, são 13 anos de poder. No caso do STF, a maioria de seus membros atuais veio de nomeações de presidentes eleitos pelo PT. Lula foi o presidente da República que mais nomeou ministros ao STF depois da ditadura militar. Oito ministros são de indicação dele, sendo que três ainda estão na ativa. Dilma nomeou cinco ministros, com quatro ainda atuando nesta corte, entre eles Fux, destratado agora pela militância. O STF tem onze ministros, sendo que a presidente atual, Cármen Lúcia, foi nomeada por Lula.

Não tenho dúvida de que os petistas têm uma visão estreita, que identifica qualidade de decisão apenas quando um juiz ou qualquer outra autoridade está num caminho que converge para o interesse do PT, mas a militância deveria ter sido treinada ao menos para mascarar melhor essa prática oportunista. Em atitudes como essas com o ministro Fux, cada cacetada da militância no STF acaba acertando em cheio na capacidade de Lula e Dilma, de qualquer ângulo que a questão for analisada. Se Dilma e Lula queriam um ministro que fizesse suas vontades, foram de uma incompetência descomunal. E se a nomeação foi de boa-fé, agiram com uma ingenuidade de idiotas, porque o que a militância vem dizendo é que o ministro é desonesto.

Essa falta de habilidade do PT para se dar bem em suas jogadas oportunistas de manipulação da opinião pública vem criando inclusive uma situação muito estranha. Pelo que os petistas dizem, Dilma e Lula são incompetentes para escolher gente honesta e capacitada. Ultimamente parece que para o PT quem sabia mesmo nomear para o STF era o presidente Fernando Henrique Cardoso. O tucano nomeou apenas três ministros, permanecendo na ativa Gilmar Mendes, que atualmente os petistas estão adorando.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: